Nota de Jesus
Querido filho e amigo,
Os versículos abaixo fornecem alguns detalhes sobre a forma horrenda como fui tratado durante Minha jornada ao Gólgota. Você vê o ódio em ação. Você vê uma multidão que foi manipulada até o frenesi. Você vê as pessoas naquela multidão perderem a capacidade de pensar com clareza e agir de maneira justa. Você também vê pessoas em profunda tristeza, “gritando e lamentando de tristeza”. Além disso, preste atenção às Minhas palavras de advertência no final desses eventos.
Também quero que você perceba um pequeno toque de graça nas terríveis circunstâncias que enfrentei. Esse toque de graça aparece em meio a um conjunto de brutalidades terríveis, violentas e fora de controle. Estas brutalidades foram alimentadas pelo ódio e pelo medo dos líderes religiosos determinados a matar-Me.
O que é esse toque de graça?
Simão de Cirene é escolhido para ajudar-Me a levar a Minha cruz até ao Gólgota. Esse toque de graça veio depois de uma noite sem dormir, de ridículo incessante, de zombaria amarga, de ser esbofeteado, de ser cuspido, de ser espancado, de ser açoitado, de ser exibido diante dos líderes, de ser rejeitado pela multidão e de ser condenado à morte por Pilatos. Tive que carregar Minha cruz até o local de Minha execução, mas estava exausto e fisicamente fraco. Então me foi dado alguém para Me ajudar carregando Minha cruz. Eu fui abandonado pelos Meus seguidores mais próximos. Judas me traiu. Pedro me negou. O resto me abandonou. No final, recebi alguém para Me ajudar a carregar Minha cruz na última parte do caminho até o Gólgota.
Deste poço de profunda miséria infligida a Mim, recebi a graça de alguém para Me ajudar a carregar Meu fardo.
Ao longo dos anos, os Meus discípulos em diferentes partes do mundo viram Simão como um lembrete de quão importante é aliviar o fardo daqueles que estão morrendo. Outros viram Simão como uma grande imagem de alguém que pega a sua cruz e me ajuda na minha missão. Quem é alguém que precisa de sua ajuda para carregar seus fardos?
Versículos para viver
Você está prestes a ler sobre a dor que enfrentei e o desprezo que suportei no caminho para a cruz. Esse desrespeito foi parte do preço que paguei para comunicar o amor do Pai a vocês. Espero que você se sinta motivado a escolher honrar a Mim e a fazer como Simão, que Me ajudou carregando a cruz. Quero que você se comprometa a carregar também a cruz: Você pode fazer isso juntando-se a Mim na Minha missão de alcançar o coração dos incrédulos. Uma maneira possível de fazer isso é ajudar a aliviar o fardo de alguém que está sofrendo. Nas aflições e dificuldades que acontecem na vida, que você seja Simão para alguém que precisa de ajuda com os fardos da vida.
¹ Então toda a assembléia levantou-se e o levou a Pilatos.
Sinédrio :
² E começaram a acusá-lo, dizendo: “Encontramos este homem subvertendo a nossa nação. Ele proíbe o pagamento de imposto a César e se declara ele próprio o Cristo, um rei”.
Pilatos :
“Você é o rei dos judeus? ”
Jesus :
“Tu o dizes”
Pilatos (ao sumo sacerdote e à multidão) :
“Não encontro motivo para acusar este homem”.
Sinédrio (cada vez mais intenso) :
“Ele está subvertendo o povo em toda a Judéia com os seus ensinamentos. Começou na Galiléia e chegou até aqui”.
Pilatos :
Esse homem Jesus é galileu?
⁷ Quando ficou sabendo que ele era da jurisdição de Herodes, enviou-o a Herodes, que também estava em Jerusalém naqueles dias.
⁸ Quando Herodes viu Jesus, ficou muito alegre, porque havia muito tempo queria vê-lo. Pelo que ouvira falar dele, esperava vê-lo realizar algum milagre.
⁹ Interrogou-o com muitas perguntas, mas Jesus não lhe deu resposta.
¹⁰ Os chefes dos sacerdotes e os mestres da lei estavam ali, acusando-o com veemência.
¹¹ Então Herodes e os seus soldados ridicularizaram-no e zombaram dele. Vestindo-o com um manto esplêndido, mandaram-no de volta a Pilatos.
¹² Herodes e Pilatos, que até ali eram inimigos, naquele dia tornaram-se amigos.
¹³ Pilatos reuniu os chefes dos sacerdotes, as autoridades e o povo,
Pilatos :
Vocês me trouxeram este homem como alguém que estava incitando o povo à rebelião. Eu o examinei na presença de vocês e não achei nenhuma base para as acusações que fazem contra ele.
¹⁵ Nem Herodes, pois ele o mandou de volta para nós. Como podem ver, ele nada fez que mereça a morte.
¹⁶ Portanto, eu o castigarei e depois o soltarei.
¹⁷ Ele era obrigado a soltar-lhes um preso durante a festa”.
Multidão (todos gritando ao mesmo tempo) :
“Acaba com ele! Solta-nos Barrabás! “
¹⁹ ( Barrabás havia sido lançado na prisão por causa de uma insurreição na cidade e por assassinato. )
²⁰ Desejando soltar a Jesus, Pilatos dirigiu-se a eles novamente.
²¹ Multidão (gritando) :
“Crucifica-o! Crucifica-o! “
Pilatos (contra-atacando pela terceira vez) :
“Por quê? Que crime este homem cometeu? Não encontrei nele nada digno de morte. Vou mandar castigá-lo e depois o soltarei”.
²³ Eles, porém, pediam insistentemente, com fortes gritos, que ele fosse crucificado; e a gritaria prevaleceu.
²⁴ Então Pilatos decidiu fazer a vontade deles.
²⁵ Libertou o homem que havia sido lançado na prisão por insurreição e assassinato, aquele que eles haviam pedido, e entregou Jesus à vontade deles.
²⁶ Enquanto o levavam, agarraram Simão de Cirene, que estava chegando do campo, e lhe colocaram a cruz às costas, fazendo-o carregá-la atrás de Jesus.
²⁷ Um grande número de pessoas o seguia, inclusive mulheres que lamentavam e choravam por ele.
Jesus (para as pessoas na multidão):
“Filhas de Jerusalém, não chorem por mim; chorem por vocês mesmas e por seus filhos!
²⁹ Pois chegará a hora em que vocês dirão: ‘Felizes as estéreis, os ventres que nunca geraram e os seios que nunca amamentaram! ’
³⁰ “Então dirão às montanhas: ‘Caiam sobre nós! ’ e às colinas: ‘Cubram-nos! ’
³¹ Pois, se fazem isto com a árvore verde, o que acontecerá quando ela estiver seca? “
(Lucas 23-1-31)
Resposta em oração
Ó Pai, por favor, use-me para ser um Simão para alguém necessitado. Em nome de Jesus e em memória do sacrifício de Jesus, oro para ser usado para a glória de Jesus e para compartilhar a graça de Jesus com aqueles que ainda não O conhecem. Amém.