Versículos bíblicos sobre liderança

Os presbíteros que governam bem sejam estimados por dignos de duplicada honra, principalmente os que trabalham na palavra e na doutrina.
(1 Timóteo: 5.17)

Introdução:

Liderança é a arte de influenciar pessoas na busca de objetivos.

É uma tarefa muito difícil, já que o nível de exigência é muito alto e requer muito esforço do líder.

Muitas pessoas se encantam com o que a liderança oferece e se esquecem do ônus que o líder carrega em seus ombros.

Porém, a sua figura é fundamental para qualquer segmento que esteja voltado para a conquista de resultados.

É por isso que as organizações investem milhões na formação de líderes, por saber da sua importância para elas.

Versículos sobre liderança no Antigo Testamento:

E tu dentre todo o povo procura homens capazes, tementes a Deus, homens de verdade, que odeiem a avareza e põe-nos sobre eles por maiorais de mil, maiorais de cem, maiorais de cinquenta e maiorais de dez. (Êxodo: 18.21)

Para que julguem este povo em todo o tempo e seja que todo o negócio grave tragam a ti, mas todo o negócio pequeno eles o julguem, assim a ti mesmo te aliviarás da carga e eles a levarão contigo. (Êxodo: 18.22)

Como suportaria eu sozinho os vossos fardos, as vossas cargas e as vossas contendas? (Deuteronômio: 1.12)

Tomai-vos homens sábios e entendidos, experimentados entre as vossas tribos, para que os ponha por chefes sobre vós. (Deuteronômio: 1.13)

Pobre da terra cujo rei é jovem demais e cujos líderes fazem banquetes logo de manhã. (Eclesiastes: 10.16)

Feliz é a terra cujo rei é de origem nobre e cujos líderes comem no devido tempo, para recuperar as forças e não para embriagar-se. (Eclesiastes: 10.17)

Quando não há conselhos os planos se dispersam, mas havendo muitos conselheiros eles se firmam. (Provérbios: 15.22)

Versículos sobre liderança nas Cartas Gerais:

Portanto, apelo para os presbíteros que há entre vocês e o faço na qualidade de presbítero como eles e testemunha dos sofrimentos de Cristo, como alguém que participará da glória a ser revelada. (1 Pedro: 5.1)

Pastoreiem o rebanho de Deus que está aos seus cuidados. Olhem por ele, não por obrigação, mas de livre vontade, como Deus quer. Não façam isso por ganância, mas com o desejo de servir. (1 Pedro: 5.2)

A razão de tê-lo deixado em Creta foi para que você pusesse em ordem o que ainda faltava e constituísse presbíteros em cada cidade, como eu o instruí. (Tito: 1.5)

É preciso que o presbítero seja irrepreensível, marido de uma só mulher e tenha filhos crentes, que não sejam acusados de libertinagem ou de insubmissão. (Tito: 1.6)

Por ser encarregado da obra de Deus, é necessário que o bispo seja irrepreensível, isto é, não orgulhoso, não briguento, não apegado ao vinho, não violento, nem ávido por lucro desonesto. (Tito: 1.7)

É preciso, porém, que ele seja hospitaleiro, amigo do bem, sensato, justo, consagrado, tenha domínio próprio. (Tito: 1.8)

E apegue-se firmemente à mensagem fiel, da maneira como foi ensinada, para que seja capaz de encorajar outros pela sã doutrina e de refutar os que se opõem a ela. (Tito: 1.9)

Versículos sobre liderança nas Cartas de Paulo:

Nada façais por contenda ou por vanglória, mas por humildade, cada um considere os outros superiores a si mesmo. (Filipenses: 2.3)

Agora lhes pedimos, irmãos, que tenham consideração para com os que se esforçam no trabalho entre vocês, que os lideram no Senhor e os aconselham. (1 Tessalonicenses: 5.12)

Tenham-nos na mais alta estima, com amor, por causa do trabalho deles. Vivam em paz uns com os outros. (1 Tessalonicenses: 5.13)

Versículos sobre liderança nas Cartas Gerais:

Obedeçam aos seus líderes e submetam-se à autoridade deles. Eles cuidam de vocês como quem deve prestar contas. Obedeçam-lhes para que o trabalho deles seja uma alegria e não um peso, pois isso não seria proveitoso para vocês. (Hebreus: 13.17)

.: AGREGUE CONHECIMENTO E COMENTE ABAIXO .: