Os obreiros são servos voluntários na obra de Deus, que prestam um serviço eclesiástico na casa do Senhor com amor, dedicação e gratidão a Deus. No AT (Antigo Testamento), o serviço no Tabernáculo e posterior no Templo do Senhor estava reservado somente a tribo de Levi, na Igreja de Jesus todos estão aptos ao serviço eclesiástico.
O obreiro antes de tudo é um servo que ajuda no andamento do culto, servindo da melhor forma para que a palavra de Deus seja pregada e a igreja cuidada com zelo.
Para ser um obreiro na casa de Deus, é primordial maturidade espiritual e vocação para lidar com as pessoas, e ter um espírito manso, que aceita o conselho e a correção. Nós devemos servir a Deus, pois antes de tudo Ele nos serviu primeiro!
2 Timóteo 2:15
Procure apresentar-se a Deus aprovado, como obreiro que não tem do que se envergonhar e que maneja corretamente a palavra da verdade.
1 Timóteo 3:2-4
É necessário, pois, que o bispo seja irrepreensível, marido de uma só mulher, moderado, sensato, respeitável, hospitaleiro e apto para ensinar; não deve ser apegado ao vinho nem violento, mas sim amável, pacífico e não apegado ao dinheiro. Ele deve governar bem sua própria família, tendo os filhos sujeitos a ele, com toda a dignidade.
Tito 1:6-9
É preciso que o presbítero seja irrepreensível, marido de uma só mulher e tenha filhos crentes que não sejam acusados de libertinagem ou de insubmissão. Por ser encarregado da obra de Deus, é necessário que o bispo seja irrepreensível: não orgulhoso, não briguento, não apegado ao vinho, não violento, nem ávido por lucro desonesto. Ao contrário, é preciso que ele seja hospitaleiro, amigo do bem, sensato, justo, consagrado, tenha domínio próprio e apegue-se firmemente à mensagem fiel, da maneira pela qual foi ensinada, para que seja capaz de encorajar outros pela sã doutrina e de refutar os que se opõem a ela.
1 Pedro 5:1-2
Portanto, apelo para os presbíteros que há entre vocês e o faço na qualidade de presbítero como eles e testemunha dos sofrimentos de Cristo como alguém que participará da glória a ser revelada: pastoreiem o rebanho de Deus que está aos seus cuidados. Olhem por ele, não por obrigação, mas de livre vontade, como Deus quer. Não façam isso por ganância, mas com o desejo de servir.
Atos dos Apóstolos 20:28
Cuidem de vocês mesmos e de todo o rebanho sobre o qual o Espírito Santo os designou como bispos, para pastorearem a igreja de Deus, que ele comprou com o seu próprio sangue.
1 Timóteo 5:17
Os presbíteros que lideram bem a igreja são dignos de dupla honra, especialmente aqueles cujo trabalho é a pregação e o ensino,
1 Pedro 4:10
Cada um exerça o dom que recebeu para servir os outros, administrando fielmente a graça de Deus em suas múltiplas formas.
Hebreus 13:17
Obedeçam aos seus líderes e submetam-se à autoridade deles. Eles cuidam de vocês como quem deve prestar contas. Obedeçam-lhes, para que o trabalho deles seja uma alegria, não um peso, pois isso não seria proveitoso para vocês.
1 Tessalonicenses 5:12
Agora pedimos a vocês, irmãos, que tenham consideração para com os que se esforçam no trabalho entre vocês, que os lideram no Senhor e os aconselham.
Romanos 12:7-8
Se o seu dom é servir, sirva; se é ensinar, ensine; se é dar ânimo, que assim faça; se é contribuir, que contribua generosamente; se é exercer liderança, que a exerça com zelo; se é mostrar misericórdia, que o faça com alegria.
A Vocação do Seu Chamado…
Curso de Preparação de Obreiros, Diáconos e Presbíteros
CPODP um curso de preparação da vida ministerial do obreiro, diácono e presbítero (não é um curso teológico). Sua finalidade é qualificá-lo no aperfeiçoamento da sua chamada.
O Curso de Preparação de Obreiros , Diáconos e Presbíteros desenvolvido pela Universalidade da Bíblia qualifica as funções a serem desenvolvidas pelos presbíteros, aborda temas para estabelecer a postura ministerial, ética e social do Obreiro e Diácono. A Universalidade da Bíblia desenvolve estratégias de crescimento Ministerial e Espiritual dentro da Igreja, aborda temas que auxiliam no crescimento Ministerial de acordo com os conceitos Bíblicos.
Com um conteúdo teológico amplo e sólido, o CPODP capacita você obreiro para atender as necessidades de seu ministério, além de satisfazer dúvidas concernentes à Palavra de Deus.
Para quem é indicado
Desenvolvido para o melhor desempenho do Obreiro, o curso é indicado para Membros, Obreiros, Diáconos e Presbíteros, Líderes e todos os estudiosos que estão preocupados em adquirir conhecimento e crescimento ministerial.
Aqueles que não receberam uma chamada específica para um determinado ministério, o curso abrange os conhecimentos Ministeriais e Éticos voltados para a sociedade, desde que, se preocupem pelo aprendizado da Bíblia e estão prontos para aprender de forma intensa e argumentativa a Palavra de Deus.
Métodos de Educação Teológica
O modelo de Ensino da Universalidade da Bíblia é flexível você recebe todo o material no ambiente virtual do aluno para iniciar os estudos imediatamente e ainda, são utilizadas práticas de ensino com a coerência da concessão e informação para as disciplinas, disponibilizando contato com professores graduados para o resultado teológico do aluno.