Hoje falaremos sobre a doutrina cristã da Trindade (do latim trinitas “tríade”, de trinus “tripla”). Explicaremos um pouco mais sobre o Deus Trino.
Desde já, enfatizamos que em nenhum trecho da bíblia aparece dizendo que os três existem em um só. É preciso observar que a doutrina não é explicitamente ensinada no Novo Testamento, embora haja duas passagens certamente passíveis de uma interpretação trinitária explícita: Mateus 28:19 e 2Coríntios 13:13(14), o primeiro versículo mencionando o Batismo e o segundo mencionado na benção apostólica.
Mas utilizando a bíblia como um todo chegamos claramente a doutrina da trindade.
No Novo Testamento encontramos mais alguns versículos que nos mostram um pouco mais sobre a Trindade relacionando os Três como parte de um todo: 1Corintíos 12:4-6, 2Coríntios 1:21-22, Gálatas 4:6, Efésios 2:20-22, 2Tessalonicenses 2:13-14, Tito 3:4-6, 1Pedro1:2.
Na teologia ocidental se enfatiza a unidade de Deus, principalmente quanto à obra da revelação e da redenção, interpretando o relacionamento das três pessoas em termos de comunhão mútua, a ênfase oriental da a entender que Trindade consiste em três agentes independentes executando tarefas bastantes distintas, mas essa possibilidade foi excluída por dois desenvolvimentos posteriores, conhecidos pelos termos interpenetração mútua ( perichoresis) e apropriação.
Perichoresis – Esse termo grego, geralmente encontrado em sua forma latina (circumincessio) ou portuguesa (co-inerentes), tornou-se comum no século VI, co-inerentes, ou seja, um está em comunhão com o outro e eles se relacionam em harmonia e comunhão, estão unidos estruturalmente, inseparável, constitutivo, compartilham da mesma substância do grego homoousios, esse conceito perichoresis resguarda a individualidade das pessoas, ao mesmo tempo insisti em que cada pessoa compartilha a vida das outras duas.
Apropriação – Essa doutrina insiste em que as obras da Trindade estão unidas, cada pessoa da Trindade está envolvida em toda a toda ação exterior da divindade, por exemplo Agostinho de Hipona afirmava que as três pessoas da Trindade estavam presentes e foram ativas nesse momento decisivo da história da salvação.
Por esses duas doutrinas percebemos que o Pai, o Filho e o Espírito Santo não representam três compartimentos isolados e divergentes da divindade mas sim um único Deus que se evidenciam dentro da economia da salvação e da experiência humana de redenção e graça.
Para Irineu de Lyon (c.130-c.200), todo o processo de salvação, do início ao fim, testemunha a ação do Pai, do Filho e do Espírito Santo.
Para refutar a oposição dos críticos gnósticos que acreditam que o o deus criador era muito inferior ao deus redentor do Novo Testamento, como acreditava Marcião um representante desse movimento, Irineu combateu essa oposição e insistiu que todo o processo de salvação, desde seu início no momento da criação até seu último momento da História, é obra de um único e mesmo Deus.
Havia uma economia única da salvação, na qual o Deus único, criador e redentor, estava a serviço da redenção da criação, Irineu insistiu no papel distinto, porém relacionado, do Pai, do Filho e do Espírito Santo dentro da economia da salvação, ou seja, cada pessoa da Trindade é responsável por um aspecto da economia da salvação.
Autores como Basílio de Cesaréia (c.330-79) e Gregório Nazianzano (329-89) defenderam a divindade do Espírito em termos tão persuasivos que foi possível lançar os alicerces para incluir o último elemento da teologia trinitária.
Encontramos na bíblia o Pai, o Filho e o Espírito Santo em “tarefas especificas”, mas os Três atuando em comunhão e como uma unidade nessas “tarefas específicas”.
Por que digo tarefas específicas se a trindade sempre está agindo com uma unidade, porque em certos períodos na bíblia mostra qual foi à atuação da Trindade.
O Velho Testamento mostra o Pai como criador, Deus cria o homem com o livre arbítrio, ele dá ao homem a faculdade de escolha e o homem acaba caindo e perdendo a comunhão com Deus, mas nada foge ao seu controle, pois ela já tinha o plano de enviar seu Filho Jesus para resgatar a humanidade desse estado caído, tudo já estava preparado antes de criar o mundo e vemos esse relato em 1 Pedro “1:18-20 sabendo que não foi com coisas corruptíveis, como prata ou ouro, que fostes resgatados da vossa vã maneira de viver, que por tradição recebestes dos vossos pais,
mas com precioso sangue, como de um cordeiro sem defeito e sem mancha, o sangue de Cristo,
o qual, na verdade, foi conhecido ainda antes da fundação do mundo, mas manifesto no fim dos tempos por amor de vós,”.
Em João 3:16 “Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna”o Pai entrega Jesus para fazer propiciação por nós.
No novo testamento o Filho esta agindo na redenção do mundo (o Filho se entrega, morre por todos)– Romanos 5:8-9 “Mas Deus prova o seu próprio amor para conosco pelo fato de ter Cristo morrido por nós, sendo nós ainda pecadores, 9 Logo, muito mais agora, sendo justificados pelo seu sangue, seremos por ele salvos da ira.”
No evangelho escrito por João, está relatado sobre o que Jesus afirmava ser, pois ele testemunhava a respeito de si mesmo como sendo um com o Pai, e que se entregaria para nossa redenção.
Em João 10:30, Jesus se utiliza do nome EU SOU em diversas frases mostrando que ele é o EU SOU, assim como Deus se apresentou no Velho Testamento Jesus se utiliza dessa autoridade dizendo que ele é o Deus EU SOU.
Jesus afirma que ele existe antes de Abraão, antes que Abraão existisse eu sou- João 8:58.
Por essas afirmações concluímos que Jesus é Deus e já existia antes de Abraão, e ele estava presente na criação por ele se a luz do mundo, a ressurreição, o verbo (a palavra) e a vida, etc…
Paulo escreve aos Filipenses mostrando que Jesus era Deus e Homem, como Deus ele se esvaziou, não usou seus poderes em benefício próprio, e assumiu a figura e as condições humanas.
Mas antes de Jesus Cristo se entregar como sacrifício, ele dizia que iria para o Pai após sua ressurreição, mas afirmava que não deixaria o Homem só, pois ele enviaria o Espírito Santo- João16:5-8 “Mas, agora, vou para junto daquele que me enviou, e nenhum de vós me pergunta: Para onde vais?,6 Pelo contrário, porque vos tenho dito estas coisas, a tristeza encheu o vosso coração,7 Mas eu vos digo a verdade: convém-vos que eu vá, porque, se eu não for, o Consolador não virá para vós outros; se, porém, eu for, eu vo-lo enviarei,8 Quando ele vier, convencerá o mundo do pecado, da justiça e do juízo:”
O Espírito Santo é colocado em igualdade divina com Deus e Jesus Cristo- 2 Corintios13:13- “A graça do Senhor Jesus Cristo, e o amor de Deus, e a comunhão do Espírito Santo sejam com todos vós”, Mateus 28:19- “Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo”, Atos 5:3-4- “Então, disse Pedro: Ananias, por que encheu Satanás teu coração, para que mentisses ao Espírito Santo, reservando parte do valor do campo?4 Conservando-o, porventura, não seria teu? E, vendido, não estaria em teu poder? Como, pois, assentaste no coração este desígnio? Não mentiste aos homens, mas a Deus.”
Constatamos a presença poderosa e atuante do Espírito Santo, trazendo vida, revelação e capacitação sobre aqueles que tinham uma missão ou ministério segundo o propósito de Deus.
No velho testamento encontramos o Espírito Santo muitas vezes atuando na vida de homens e através deles coisas extraordinárias se realizaram, ainda que de alguma maneira diferenciada da sua atuação no novo testamento. Embora a plenitude do seu poder não tivesse sido revelada antes do ministério de Jesus e posteriormente.
Particularmente no A.T. o Espírito Santo tem uma relação muito grande com os profetas, pois os mesmos falavam sob a direção e unção do Espírito de Deus.
Muitos homens no velho testamento receberam um poder especial que lhes deu capacidades incomum no exercício dos seus ministérios essa capacitação é atribuída ao Espírito Santo, Vemos que o termo “Espírito Santo” é raramente empregado no A.T., antes a expressão usual é “O Espírito de Deus.
Existe, contudo alguns casos em que o novo testamento deixa claro que a referencia do antigo testamento ao “Espírito de Deus” é uma referencia ao “Espírito Santo”. Uma das mais proeminentes destas passagens no novo testamento é atos dos apóstolos 2:16-21, na qual Pedro explica que o que estava acontecendo no pentecoste é o cumprimento da profecia de Joel 2.28 “E acontecerá nos últimos dias diz o Senhor, que derramarei do meu Espírito sobre toda a carne” com certeza os eventos do pentecoste foram a concretização da promessa de Jesus em atos 1.8, em suma o “Espírito de Deus” do A.T. é sinônimo de “Espírito Santo”.
O Espírito Santo no Novo testamento atua no Homens das seguintes maneiras:
Revela a verdade– João 14:26- Convence- nos do pecado– João 6: 8- Realiza Novo Nascimento– João 3:3-6
Nos une ao corpo de Cristo – 1Corintios 12:13 Habita em nós, faz morada, nos torna santuários de Deus, templos de Deus – 1Corintios 3:16- 1Corintios 6:19 Timóteo1:14
Nos liberta da escravidão do pecado – 2Tessalonicenses 2:13- Nos livra dos desejos da carne – Romanos 8:1-4
Produz em nós qualidades que glorifica a Cristo– Gálatas 5:22-23- Lucas 11:13– Nos capacita a proclamar a palavra de Deus– Atos 1:8- Nos usa para operar milagres: Atos 6:8- Dirige a missão da igreja: Atos 13:2-4- Escolhe seus obreiros: Atos 20:28.
FONTE CONSULTADA
ALIESTER E. MACGRATH- UMA INTRODUÇÃO À ESPIRITUALIDADE CRISTÃ.