Como a Agricultura, Arquitetura e Vestimentas influem na interpretação das passagens bíblicas

Agricultura

1. Que há de tão estranho no fato de Samuel pedir chuva ao Senhor na época da colheita do trigo, em 1 Samuel 12.17? A colheita do trigo acontecia em maio ou junho, assim que começavam os seis meses de estio, que iam de abril até o final de outubro. Se chovesse na estação da seca, ficaria evidente a operação do Senhor.

2. Por que Salmos 1.4 compara os ímpios à palha? Para mostrar que o ímpio não tem segurança. Quando os fazendeiros joeiram o trigo, o vento leva a palha, que é mais leve. Nenhum fazendeiro procura guardar e usar a palha, pois não é útil. Os ímpios, como ela, não têm segurança nem utilidade.

3. Por que Amós chamou as mulheres de Betel de “vacas de Basã” , em Amós 4 .1 ? As vacas de Basã — área fértil a nordeste do mar da Galiléia — eram conhecidas por serem gordas. As mulheres de Betel, à semelhança daquelas vacas, eram ricas e preguiçosas e pouco faziam além de comer e beber.

4. Qual o motivo de o Senhor ter perguntado para Jó, em Jó 39.1: “Sabes tu o tempo em que as cabras monteses têm os filhos…?” As referidas cabras escondem-se nas montanhas quando vão parir. Alguns naturalistas já tentaram observar o parto desses animais, mas até o momento quase todos fracassaram. Num período de 30 anos, viram essas cabras copularem ou parirem nas montanhas da Judéia somente quatro vezes. Obviamente, Deus estava acentuando a ignorância de Jó no tocante ao que acontece na natureza.

5. Em Mateus 3.3.31, 32, Jesus cometeu um erro quando disse que a semente de mostarda é a menor de todas? Algumas pessoas dizem que sim, pois lembram que a semente da orquídea, e não a da mostarda, é a menor das sementes. Mas Jesus referiu-se à mostardeira como uma hortaliça e, naquela época, a mostarda era realmente a menor semente de hortaliça da Palestina. E evidente que naquele tempo não existiam sementes de orquídeas lá. A semente de mostarda é tão pequena que cerca de 750 sementes pesam um simples grama. Então, seriam necessárias aproximadamente 21 000 sementes para pesa;- 30 gramas. No entanto, apesar de tão diminuta, a mostardeira pode atingir uma altura de 3,5 a 4,5 metros em um ano!

6. Em Lucas 13.32, Jesus chamou Herodes de raposa porque achava que este era dissimulado e astuto? Não, naqueles dias a raposa era tida como um animal traiçoeiro; assim, Jesus estava insinuando que Herodes era conhecido por sua traição.

7. Por que Jesus condenou a figueira que não tinha frutos, se nem era época de figos? (Mc 31.12.-14) Em Israel, as figueiras costumam produzir pequenos botões em março e grandes folhas verdes em abril. Esses pequenos botões eram “frutos” comestíveis. Jesus “amaldiçoou” a figueira na época da Páscoa, ou seja, abril, Como a planta não apresentava botões, não daria frutos naquele ano, Mas o “tempo de figos” ia do final de maio até fins de junho, que é quando amadureciam. A maldição que Jesus lançou sobre a figueira representava a falta de vitalidade espiritual de Israel (como a falta de botões), a despeito de sua aparente religiosidade (como as folhas verdes).

Arquitetura

1. Como Raabe podia ter uma casa em cima de uma muralha (Js 2.15)? Jericó tinha muralhas duplas, e o intervalo entre elas era cheio de terra, de forma que se podiam construir casas ali e ainda estarem quase ao nível do topo.

2. Como foi possível que quatro homens descessem um paralítico pelo telhado (Mc 2.1-12)? A maioria das casas ocidentais possui telhados inclinados, mas, nos tempos bíblicos, os telhados eram planos e normalmente feitos de telhas. Portanto, não seria difícil que aqueles homens ficassem de pé no telhado, retirassem algumas telhas e descessem o paralítico.

3. Por que os discípulos reuniam-se num cenáculo? (At 1.13). Porque os cômodos nos andares superiores eram geralmente maiores. Os  discípulos, portanto, ficariam mais bem acomodados no andar superior.

Vestimentas

1. Qual o significado de “Tomará alguém fogo no seio?” (Pv 6.27). A palavra “ seio” pode significar uma dobra na roupa que funcione como um bolso para carregar coisas.

2. Qual é o sentido da ordem “Cinge os teus lombos”, em Jó 38.3, 40.7 e 1 Pe 1.13? Quando um homem corria, trabalhava ou guerreava, enfiava a túnica por dentro de uma faixa larga que trazia à cintura para que pudesse ter maior liberdade de movimentos. A ordem, portanto, tem o sentido de induzir um estado de alerta e a capacidade de reação rápida.

Fonte: A interpretação Bíblica – Meios de descobrir a verdade da Bíblia.Roy B. Zuck

Tradução de Cesar de E A. Bueno Vieira

edições vida nova.

pags 96-98


Aprenda mais sobre as ferramentas importantes na interpretação e elucidação das Escrituras.

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM  HERMENÊUTICA E EXEGESE!

Que você possa aprimorar essas duas técnicas, e aplicá-las na busca do conhecimento da Palavra, como diz em João 5.39, “Examinai as Escrituras, porque vós cuidais ter nelas a vida eterna, e são elas que de mim testificam;”

.: AGREGUE CONHECIMENTO E COMENTE ABAIXO .: