A data mais antiga possível para o aparecimento deste livro é o reinado de Assuero, e visto que isto é declarado em 1:1 como fato que já passara a ser parte da história, é natural supor-se que Ester foi escrito um pouco mais tarde, no período persa, talvez durante o reinado do rei seguinte, Artaxerxes 1(464-423 a.C.). Há pouca evidência externa em que basear um julgamento, porque não há referências conhecidas a este livro em outra literatura. O autor de Eclesiástico, Ben Sirac, não inclui Mordecai ou Ester entre os seus heróis (Eclesiástico 44-49), mas também preferiu não mencionar Esdras, embora conhecesse a existência dele, visto que incluiu Neemias (Eclesiástico 49:13).
Há uma referência à “época de Mordecai” em II Macabeus 15:36, porém, falando-se estritamente, isto só prova que quando II Macabeus foi escrito (provavelmente em meados do século I a.C.) a festa de Purim estava sendo observada. De qualquer forma, a probabilidade é de que a tradução de Ester para o grego fora empreendida antes disso. As evidências internas baseiam-se principalmente na versão hebraica desse livro. Agora que há evidências manuscritas provindas de Qumrã da língua hebraica no século II a.C., tornou-se claro para os eruditos que Ester pertence a período anterior àquele.
“O hebraico de Ester não tem praticamente nada em comum com elas; só isto excluiria uma data no século II para Ester, e toma improvável uma data no século III.” Isto argumenta contra as tentativas de datar Ester na época dos macabeus, e de qualquer forma o relacionamento favorável entre os judeus e o rei persa torna a história improvável como produto da Palestina no perríodo dos macabeus. A ausência de palavras de origem grega também argumenta contra uma data durante o domínio grego, enquanto que a ocorrência frequente de palavras persas sugere uma data durante o domínio persa.
Embora seja impossível ter-se completa certeza, o período mais provável para o hebraico originai de Ester é a segunda metade do século V ou o começo do IV a.C.. Uma dessas datas não apenas concorda bem com as evidências linguísticas, mas também fornece as razões para os reflexos exatos da vida em Susã na época de Assuero, e do caráter do rei. O autor teve dificuldade de obter aceitação dos seus “editores” judeus, mas a longo prazo a sua obra tornou-se reconhecida e estabelecida.
Fonte Consultada: Série Cultura Bíblia Introdução e Comentário.
Joyce G. Baldwin
Mundo Cristão
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