Descobertas embaixo do monte do Templo

Uma das escavações mais empolgantes — e mais controversas — feitas no muro ocidental do monte do Templo foi a que expôs um extenso curso de muro no nível do solo original (15,8 metros abaixo do nível do solo atual). Este trabalho começou em 1968 em conjunto com as escavações de Mazar e continuou até 1982. Em 1985, sob a direção de Dan Bahat, ex-arqueólogo distrital para Jerusalém com a Autoridade das Antiguidades de Israel, o trabalho foi retomado com o nome de escavações do “Túnel do Muro Ocidental”. As escavações revelaram a porção exposta do Muro Herodiano, que corria ao longo de um túnel de quase 275 metros de comprimento, com cerca de 90 centímetros a 1,20 metros de largura e 1,82 a 2,43 metros de altura.

Pelo fato de se acreditar que este túnel era usado pelos sacerdotes que oficializavam no Templo, recebeu o nome popular de “Túnel dos Rabinos”. As características do muro na extremidade sul da porção exposta são verdadeiramente impressionantes. Aqui, numa seção intitulada “Curso do Mestre”, estão quatro blocos que trazem inconfundíveis sinais da habilidade herodiana (beiras e bossagens homogêneas). Estas “pedras de fundação” têm 3,35 metros de altura e variam de 1,82 a 12,80 metros de extensão! Calcula-se que a maior pedra tenha aproximadamente 4,57 metros de altura, 12,80 metros de comprimento e 4,26 metros de profundidade, pesando cerca de 545.000 quilos!

Em comparação, a maior pedra da Grande Pirâmide do Egito pesa somente 10.000 quilos. Ao longo do Túnel do Muro Ocidental também foi descoberta uma das antigas portas do monte do Templo. Primeiramente relatada no século XIX por Charles Warren, e por isso chamada de “Porta de Warren”, é uma porta grandiosa que dava para a plataforma do Templo imediatamente ao sul de onde ficava o Santo dos Santos. Seu interior parece muito com o interior do atual Arco de Wilson (embora o Arco de Wilson seja datado de um período mais recente). Entretanto, devido a uma controvérsia com as autoridades muçulmanas em 1981, a porta foi hermeticamente fechada e bloqueada ao acesso.

A primeira vez que entrei no túnel, vi esta porta em 1982, logo depois de ter sido selada. Desde então visitei o local muitas outras vezes, tanto com Dan Bahat quanto com o finado rabino Yehuda Getz, que estava envolvido com a escavação da porta. Minhas entrevistas com estes homens e com o finado chefe rabino Shlomo Goren (cuja escavação clandestina feita do outro lado da Porta de Warren até o muçulmano Domo da Rocha foi o que provocou a revolta que fechou a porta) estão publicadas em meu livro In Search ofT em ple Treasures (A Procura dos Tesouros do Templo) e apresentadas em vídeo com o mesmo título. Em direção à extremidade norte do túnel encontram-se sinais que revelam de onde as pedras foram extraídas (algumas das pedras estão apenas parcialmente cortadas).

Um pouco mais adiante da área onde a rua original terminava está um canal e aqueduto de água chamado Túnel Hasmoneano (embora alguns o datem de época pré-hasmoneana), que desembocava no Tanque das Avestruzes, imediatamente ao norte da antiga Fortaleza de Antônia (onde Jesus foi açoitado). A abertura em setembro de 1996 de uma nova saída para este Túnel Hasmoneano — abertura tencionada a dar acesso ao público — foi veementemente protestada pelos palestinos. Na decorrente revolta, 53 pessoas foram mortas.

Fonte: Livro: Arqueologia Bíblia
Autor: Randall Price,
Pags: 153-157

AGORA VOCÊ PODE ESTUDAR TEOLOGIA À DISTÂNCIA COM QUALIDADE!

Conheça o curso de Formação em Teologia! O melhor e mais acessível curso de teologia da atualidade.

Seja um Teólogo altamente capacitado!

CURSO FORMAÇÃO EM TEOLOGIA

Os alunos formados na Universalidade da Bíblia estão prontos para atuar no Brasil e no exterior como líderes, conferencistas, obreiros, professores da escola dominical, presidentes de ministérios, membros da diretoria em convenções, e ainda estarão plenamente habilitados para atuar nas áreas de administração eclesiástica, evangelismo, discipulado, liderança, supervisão, direção e aconselhamento pastoral através de gestão executiva integrada, programas de rádio, TV, internet, livros, revistas, seminários, congressos e eventos em geral.

.: AGREGUE CONHECIMENTO E COMENTE ABAIXO .: