Lista de Teólogos e Cientistas da Religião

PRINCIPAIS NOMES DO CAMPO DA CIÊNCIA DA RELIGIÃO E DA TEOLOGIA QUE ATUAM NO BRASIL *[1]

Airton José da Silva
Professor de Antigo Testamento/Bíblia Hebraica na Faculdade de Teologia Dom Miele do CEARP – Centro de Estudos da Arquidiocese de Ribeirão Preto, SP. Foi professor na mesma área na FTCR da PUC-Campinas de 1980 a 2006. Estudou na Pontifícia Universidade Gregoriana e no Pontifício Instituto Bíblico de Roma, onde obteve o título de Mestre em Teologia Bíblica pela Pontifícia Universidade Gregoriana.

Alessandro Rodrigues Rocha
Especialista em Ciências da religião pela UGF/IBEC, mestre em teologia pelo STBSB, doutor em teologia pela PUC-Rio. Coordenador acadêmico da FATERJ.

Ana Flora Anderson
Biblista, formada na Escola Bíblica de Jerusalém e Arqueológia Francesa em Jerusalém. É autora de vários livros e co-editora da primeira edição da Bíblia de Jerusalém em português. Leciona em várias faculdades de teologia e em cursos pastorais de formação bíblica.

Carlos Mester
Carlos Mesters, nasceu na Holanda em 1931, veio para o Brasil em 1952. Estudou Bíblia em Roma e Jerusalém. É um frade carmelita, Sacerdote desde 1957, doutor em Teologia Bíblica, é um dos principais exegetas bíblicos do método histórico-crítico no Brasil. Vive no Convento do Carmo de São Paulo.

Carlos Arthur Dreher
Doutor em Teologia – Especialidade: Antigo Testamento. Professor do Programa de Pós-Graduação da Escola Superior de Teologia, São Leopoldo, Brasil.

Cássio Murilo Dias da Silva
Nasceu em Jundiaí (SP) em 3 de julho de 1962. É mestre em Ciências Bíblicas pelo Pontifício Instituto Bíblico de Roma. Desde 1993, leciona Metodologia Bíblica no curso de pós-graduação em Estudos Bíblicos, na Pontifícia Faculdade de Teologia Nossa Senhora da Assunção, em São Paulo. Atualmente, presta assessoria bíblica à editora Paulinas.

Edin Sued Abumanssur
Doutor em Ciências Sociais é professor da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo onde ocupa o cargo de Doutor Associado. Orienta teses e dissertações no Programa de Pós-graduação em Ciências da Religião. Desenvolve pesquisas em Sociologia da Religião, atuando principalmente nos seguintes temas: 1. pentecostalismo, protestantismo, turismo religioso. Desenvolve pesquisas sobre a religiosidade das populações tradicionais e, especificamente, os efeitos da conversão ao pentecostalismo sobre comunidades caiçaras e quilombolas.Desenvolve também pesquisa sobre as relações entre Religião e Violência na cidade de São Paulo.

Elias Wolff
Presbítero do Clero da Diocese de Lages,SC. Fez seus estudos de doutorado em Teologia e mestrado em Filosofia na Europa. Atualmente é professor do Instituto Teológico de Santa Catarina, membro da Comissão Teológica do Conselho Nacional de Igrejas Cristãs do Brasil – CONIC, e assessor da Comissão Episcopal Pastoral para o Ecumenismo e o Diálogo Inter-religioso, da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil –CNBB.

Ênio Ronald Mueller
Nascido em 1954. Graduação e pós-graduação na Escola Superior de Teologia (EST) em São Leopoldo. De 1985 a 1986, pesquisa em Oxford. 1989 Mestre em Teologia. 1994 Doutor em Teologia. Doutor em Filosofia na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, em Porto Alegre. Pós-doutorado em Erlangen e München. Ordenado pastor luterano.
De 1980 a 1985, trabalhou como professor de Bíblia em comunidades. De 1990 a 1995, membro da Comissão de Tradução da Nova versão Internacional da Bíblia. De 1991 a 1995 professor de Antigo Testamento e professor de Teologia Sistemática no Centro de Educação Teológica de São Bento do Sul.
Desde 1996, professor de Teologia Sistemática na EST, em São Leopoldo. Desde 1996 membro da Comissão de Tradução da Sociedade Bíblica do Brasil. Foco da investigação, hermenêutica bíblica, teológica e filosófica.

Etienne Higuet
Possui graduação em Baccalauréat pela Universite Catholique de Louvain (1965), graduação em Baccalauréat pela Université catholique de Louvain (1969), mestrado em Licence pela Université catholique de Louvain (1971), mestrado em Licence pela Université catholique de Louvain (1972) e doutorado pela Universite Catholique de Louvain (1978). Atualmente é da Direção de administração superior da Universidade Metodista de São Paulo. Tem experiência na área de Teologia, com ênfase em Teologia Sistemática. Atuando principalmente nos seguintes temas: Ação, Escatologia, História, Kairos, Ontologia e Paul Tillich.

Faustino Luiz Couto Teixeira
Possui graduação em Ciência das Religiões pela Universidade Federal de Juiz de Fora (1977), graduação em Filosofia pela Universidade Federal de Juiz de Fora (1977), mestrado em Teologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1982) doutorado e pós doutorado em Teologia pela Pontificia Universidade Gregoriana (1985 e 1998). Atualmente é professor Associado III da Universidade Federal de Juiz de Fora. O seu campo de atuação acadêmica e de pesquisa relaciona-se aos temas da teologia das religiões, diálogo inter-religioso e mística comparada.

Frederico Pieper Pires
Possui graduação em História e em Filosofia pela Universidade de São Paulo e graduação em Teologia pelo Instituto Concórdia de São Paulo. Mestrado (2003) e doutorado (2007) em Ciências da Religião pela Universidade Metodista de São Paulo e especialização na Harvard University – Cambridge (MA). Atualmente desenvolve o doutorado em Filosofia na Universidade de São Paulo (USP). É professor do Programa de Pós-gaduação em Ciência da Religião da Universidade Federal de Juiz de Fora, na área de Filosofia da religião. Tem experiência na área de Filosofia com ênfase em filosofia contemporânea e filosofia da religião.

Francisco Orofino
Francisco Orofino ministra aulas para leigos no Seminário Paulo VI, em Nova Iguaçu, Rio de Janeiro. É também biblista e educador popular. Assessora grupos populares e comunidades de base nos municípios da Baixada Fluminense. É autor de vários livros e leciona em Institutos de Teologia voltados para a formação de leigos. É assessor nacional do CEBI (Centro de Estudos Bíblicos). Fez doutorado em Teologia Bíblica na PUC-Rio (2000).

Gabriele Corneli
Gabriele Corneli é Doutor em Ciências da religião, professor de filosofia antiga na UNB e pós doutor em filosofia pela universidade de campinas.

Gilberto Gorgulho
Natural de Cristina, MG, é frade dominicano e biblista. Atualmente, leciona no programa de pós-graduação em Ciências da Religião na PUCSP. É o editor responsável pela edição em português da Bíblia de Jerusalém e autor de vários livros voltados para a formação teológico-pastoral.

Gottfried Brakemeier
Gottfried Brakemeier (4/1/1937), licenciado em Teologia pela Faculdade de Teologia em São Leopoldo, doutor em Novo Testamento pela Universidade de Göttingen, Alemanha. Foi pastor-presidente da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB) de 1985 a 1994, presidente do Conselho Nacional de Igrejas Cristãs (CONIC) de 1986 a 1990 e presidente da Federação Luterana Mundial (FLM) de 1990 a 1997. Foi professor de Teologia Sistemática em São Leopoldo (EST) e hoje é pastor emérito.

Haroldo Reimer
Teólogo luterano, doutor em Teologia pela Kirchliche Hochschule Bethel, da Alemanha, e pós-doutorando em História pela Universidade Estadual de Campinas – Unicamp. É também professor da Pontifícia Universidade Católica de Goiás – PUC-Goiás e da Universidade Estadual de Goiás – UEG. Também é docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Religião e do Programa de Pós-Graduação em História da PUC-Goiás. É autor, dentre outros, de Toda a Criação: Bíblia e Ecologia (Oikos Editora, 2006) e Gênesis – Casa Comum: Espaço da Vida, Cuidado e Felicidade (Cebi, 2007).

Helmut Renders
Graduação em teologia – Theologisches Seminar der Evangelisch-methodistischen Kirche in Deutschland (RFA, 1987 / convalidado pela Universidade Metodista de São Paulo [Umesp] em 2001) e curso de hebraico – Kirchliche Hochschule Wuppertal (RFA, 1984). Doctor of Ministry – Wesley Seminary Washington, DC (EUA, 1998). Lato Sensu em Ciências da Religião – Umesp (BRA, 2003). Iniciou em 2003 um mestrado em Ciências da Religião (Umesp, BRA), na qualificação transformado em doutorado direto (2004), Doutorado em Ciências da Religião – Umesp (BRA, 2006). Pós-doutorado em Ciência da Religião – Universidade Federal de Juiz de Fora [UFJF] (BRA, 2012). É professor associado da Universidade Metodista de São Paulo, do Programa da Pós-graduação em Ciências da Religão e da Faculudade de Teologia (Graduação), coordenador da Editeo (Editora da FaTeo / Umesp), editor da revista científica Caminhando (impressa e on-line; FaTeo / Umesp, Qualis B2) e secretário do Centro de Estudos Wesleyanos (FaTeo / Umesp).

Ivoni Richter Reimer
Natural de Palmitos, Santa Catarina, cursou a Faculdade de Teologia da Igreja de Confissão Luterana, em Saõ Leopoldo -RS. Após os estudos de aprofundamento em Teologia, na Alemanha, defendeu sua tese em novembro de 1990, na área do Novo Testamento. É pastora na Igreja Luterana do Rio de Janeiro; dá aulas no curso intensivo de Teologia; assessora diversos seminários e cursos de Bíblia, também pelo CEBI nacional.

Ildo Perondi
Frei Ildo Perondi é Frei Capuchinho da Província São Lourenço de Brindes, do Paraná, Santa Catarina e Paraguai. Formado em Teologia Bíblica em Roma. Atua dando cursos bíblicos e é professor universitário da PUC Londrina e de outros Institutos Teológicos.

Isidoro Mazzarolo
Nasceu em Veranópolis, serra gaúcha, capital brasileira da longevidade, no rigoroso inverno de 1953 (16/07/1953). Cursou o ensino fundamental e médio na própria cidade, filosofia na Universidade de Caxias do Sul/RS (1976); bacharel em teologia na PUC-RS (1980); mestre em exegese bíblica pelo Pontifício Instituto Bíblico de Roma (1986); doutor em teologia bíblica pela PUC-Rio (1992); PhD em exegese bíblica pela École Biblique et Archéologique de Jerusalém (1996).
Atualmente é professor na PUC-Rio, ITF, Instituto Franciscano de Petrópolis/RJ, Instituto Paulo VI, Nova Iguaçu/RJ e Faculdade Salesiana de Macaé/RJ. Membro da ABIB (Associação Brasileira de Pesquisa Bíblica) e atual secretário; editor da Revista Atualidade Teológica, do Departamento de Teologia da PUC-Rio.

Jacir de Freitas Faria
Sacerdote franciscano é mestre em exegese bíblica pelo Pontifício Instituto Bíblico (PIB) de Roma. Complementou seus estudos em Jerusalém e México. Escreve para jornais e revistas bíblicas como RIBLA, Estudos Bíblicos e Por trás da Palavra. Apaixonado pela Bíblia e suas origens apócrifas e judaicas, Jacir de Freitas Faria leciona Bíblia em Belo Horizonte, no Instituto Santo Tomás de Aquino (ISTA) e no Centro de Estudos Superiores (CES). Além disso, dedica grande parte do seu tempo à leitura popular da Bíblia em comunidades, pastorais e ao diálogo ecumênico e inter-religioso.

Jaldemir Vitório
Padre da Companhia de Jesus, ordem religiosa à qual pertenço. Desde 1987, faz parte do corpo de professores do Departamento de Teologia, da FAJE, ministrando cursos de graduação na área de Estudos Bíblicos. Área do Antigo Testamento.

Johan Konings
Konings, Mestre em Filologia Bíblica, 1968, e Doutor em Teologia pela Katholieke Universiteit Leuven, Bélgica, 1972, é coordenador de nosso grupo de estudos bíblicos que se reúne em Belo Horizonte, os “Biblistas Mineiros”. É Professor da FAJE, Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia, de Belo Horizonte, MG.

João Batista Libanio
Doutor em Teologia pela Universidade Gregoriana de Roma, é professor na Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia da Companhia de Jesus (FAJE).

João Cesário Leonel Ferreira
Doutor em Teoria e História Literária – Universidade Estadual de Campinas (Unicamp); mestre em Ciências da Religião – Universidade Metodista de São Paulo (UMESP); bacharel em Teologia – Seminário Presbiteriano do Sul.

José Ademar Kaefer
Possui Licenciatura em Filosofia pela Universidade Católica do Paraná (PUCPR) (1985), graduação em Teologia pelo Instituto São Paulo de Estudos Superiores (ITESP) (1992), mestrado em Ciências da Religião pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP) (1999) e doutorado em Teologia Bíblica pela Universidade de Münster, Alemanha (Westfälischen Wilhelms-Universität Münster) (2004). Lecionou no Instituto Teológico São Paulo de Estudos Superiores (ITESP), nas Faculdades Integradas Claretianas (UNICLAR) e foi assessor do Centro Bíblico Verbo. Desde 2012 é professor titular permanente do Programa de Pós-graduação em Ciências da Religião na Universidade Metodista de São Paulo (UMESP). É membro da Asociación Bíblica Española (ABE) e da Associação de Pesquisa Bíblica do Brasil (ABIB).

José Comblin
Sacerdote e missionário belga, teólogo da Teologia da Libertação. Nascido em Bruxelas, na Bélgica, em 1923, foi ordenado sacerdote em 1947. Doutor em Teologia pela Universidade Católica de Louvain.

José Edmilson Schinelo
Professor Mestre José Edmilson Schinelo, que atualmente trabalha com o CEBI (Centro de Estudos Bíblicos) e reside no Rio Grande do Sul.

José Oscar Beozzo
José Oscar Beozzo é doutor em história social pela USP; é professor de História da igreja na América Latina, na pós-graduação de Missiologia do Instituto de Teológico de São Paulo (ITESP); é coordenador geral do CESEP (Centro Ecumênico de Serviços à Evangelização e Educação Popular), em São Paulo; é autor de artigos e livros na área de história da Igreja dentre os quais, A Igreja do Brasil de João XXIII a João Paulo II, de Medellín a Santo Domingo (Petrópolis 1996) e A Igreja do Brasil no Concílio Vaticano II: 1959-1965, (São Paulo, 2005) e Tecendo memórias e gestando futuro – História das Irmãs Negras e Indígenas Missionárias de Jesus Crucificado – MJC (livro preparado conjuntamente com Ir. Maria Raimunda R. Costa, Ir. Maria Fidêncio Espírito Santo e Ir. Geralda F. Silva) – (São Paulo: 2009).

Luiz Alexandre Solano Rossi
Luiz Alexandre Solano Rossi é doutor em Ciências da Religião pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP), mestre em Teologia pela Faculdade do Instituto Superior Evangélico de Estudos Teológicos (ISEDET) em Buenos Aires e pós-doutor em História Antiga pela UNICAMP e em Teologia pelo Fuller Theological Seminary – Califórnia.

Luiz José Dietrich.
Doutorado: ciências da religião, umesp – universidade metodista de São Paulo, 2004.

Luigi Schiavo
Professor no Programa de Pós-Graduação em Ciências da Religião e Coordenador do Curso de Teologia na Universidade Católica de Goiás, Brasil.

Jorge Pinheiro
Pós-Doutor em Ciências da Religião pela Universidade Metodista de São Paulo (2011) e pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2008), Doutor em Ciências da Religião pela Universidade Metodista de São Paulo (2006), Mestre em Ciências da Religião pela Universidade Metodista de São Paulo (2001) e Graduado em Teologia pela Faculdade Teológica Batista de São Paulo. É professor de tempo integral na Faculdade Teológica Batista de São Paulo e Jornalista Profissional. Atua na área de Ciências da Religião, com especialização nas relações entre religião e política; e filosofia, teologia e cristianismo.

Júlio Paulo Tavares Zabatiero
Júlio é coordenador de Pós-Graduação e Pesquisa da Faculdade Unida de VItória. Participa do Conselho Editorial de revistas acadêmicas e também atua como tradutor e revisor de tradução. É membro da Fraternidade Teológica Latino-Americana-Brasil.

Jung Mo Sung
Doutor em Ciências da Religião pela Universidade Metodista de São Paulo, com pós-doutorado em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba.
Especialidade: Teologia e Economia, Religião e Educação.

Lauri Emílio Wirth
Doutor em Teologia pela Faculdade de Teologia Evangélica da Universidade de Heidelberg, Alemanha. Especialidade: História do Cristianismo.

Leonardo Boff
Cursou Filosofia em Curitiba-PR e Teologia em Petrópolis-RJ. Doutorou-se em Teologia e Filosofia na Universidade de Munique-Alemanha, em 1970. Ingressou na Ordem dos Frades Menores, franciscanos, em 1959. Durante 22 anos, foi professor de Teologia Sistemática e Ecumênica em Petrópolis, no Instituto Teológico Franciscano. Professor de Teologia e Espiritualidade em vários centros de estudo e universidades no Brasil e no exterior, além de professor-visitante nas universidades de Lisboa (Portugal), Salamanca (Espanha), Harvard (EUA), Basel (Suíça) e Heidelberg (Alemanha).
É doutor honoris causa em Política pela universidade de Turim (Itália) e em Teologia pela universidade de Lund (Suécia), tendo ainda sido agraciado com vários prêmios no Brasil e no exterior, por causa de sua luta em favor dos fracos, dos oprimidos e marginalizados e dos Direitos Humanos.

Leonildo Silveira Campos
doutorado em Ciências da Religião pela Universidade Metodista de São Paulo (1996). Atualmente é professor titular da Universidade Metodista de São Paulo, Faculdade de Humanidades e Direito, lecionando no Programa de Pós-Graduação em Ciências da Religião, e como professor convidado, na Faculdade de Teologia de São Paulo da Igreja Presbiteriana Independente do Brasil.

Ludovico Garmus
Frei Ludovico Garmus, professor de Exegese Bíblica no Instituto Teológico Franciscano e tradutor da Bíblia Vozes.

Marcos Paulo Monteiro da Cruz Bailão
Bacharel em Teologia pelo Seminário Teológico de São Paulo da IPI do Brasil, Bacharel em Comunicação Visual pela FAAP, Mestre em Ciências Sociais e da Religião pela Universidade Metodista de São Paulo, Doutor em Ciências da Religião pela Universidade Metodista de São Paulo, Especialização em Cultura Hebraica no Saint George’s College – Jerusalém.

Maria Antônia Marques
Assessora do Centro Bíblico Verbo, ministra cursos de Bíblia em diversas comunidades; professora de Bíblia nas seguintes faculdades: Escola Dominicana de Teologia, em São Paulo, na Dehoniana, em Taubaté, e na Faculdade Católica de São José dos Campos.

Mercedes Lopes
Cursou Teologia e Bíblia na Universidad Bíblica Latinoamericana, em San José, Costa Rica (1995) e é Doutora em Ciências da Religião pela Universidade Metodista de São Paulo orientada por Milton Schwantes (2007). Além de outros grupos, assessora o CEBI.

Milton Schwantes
Teólogo e pastor luterano. Graduado em teologia pela Escola Superior de Teologia (1970), São Leopoldo/RS. Doutor em Bíblia/AT pela Universidade de Heidelberg/Alemanha, com tese sobre “O direito dos pobres” (1974). Doutor honoris causa pela Universidade de Marburgo/Alemanha (2002). Desde 1988, foi professor do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Religião/Universidade Metodista de São Paulo. Concentrou suas pesquisas e atuação docente em Bíblia/Antigo Testamento, principalmente em: exegese e teologia bíblica. Igualmente se dedicou a arqueologia do Antigo Oriente e ao ugarítico.

Monika Ottermann
É assessora do CEBI (Centro de Estudos Bíblicos) e doutoranda em Ciências da Religião pela Universidade Metodista em São Paulo, área de Literatura e Religião no Mundo Bíblico, pesquisadora CAPES e integrante do projeto Oracula: Grupo de Pesquisas em Apocalíptica Judaica e Cristã, apoiado pela FAPESP na qualidade de Projeto Regular.

Nancy Cardoso Pereira
Nancy Cardoso Pereira é teóloga e filósofa com mestrado e doutorado em Ciências da Religião pela Universidade Metodista de São Paulo. É pós-doutora pela Universidade Estadual de Campinas. Atualmente, é professora na Universidade Severino Sombra, de Vassouras, Rio de Janeiro. Dentre suas obras destacamos: Remover pedras, plantar roseiras, fazer doces – por um ecossocialismo feminista (São Leopoldo, RS: CEBI, 2009) e Por uma hermenêutica das coisas úmidas e molhadas (São Leopoldo, RS: CEBI, Centro de Estudos Bíblicos, 2004).

Nélio Shneider
Graduado em Teologia pela EST, Nélio Schneider é doutor em Teologia pela Kirchliche Hochschule Wuppertal, na Alemanha. É autor de, entre outros, Proclamar Libertação. São Leopoldo: Sinodal, 1998; e Paulo de Tarso – Apóstolo a serviço do Evangelho de Jesus Cristo e da Cidadania. São Leopoldo: CEBI, 1999.

Nelson Kilpp
Graduou-se na Escola Superior de Teologia, São Leopoldo, em 1973. Obteve o título de Doutor em Teologia em 1987 pela Philipps-Universität de Marburgo, Alemanha, na área de Teologia Bíblica – Antigo Testamento.
Atua na Graduação e Pós-Graduação nas disciplinas de Introdução aos Escritos Sagrados, Introdução ao Antigo Testamento, Metodologia Exegética, História de Israel, História e Sociedade no Mundo Bíblico, Teologia do Antigo Testamento, Hermenêutica Bíblica e Questões de Interpretação de Textos Bíblicos. Área de pesquisa privilegiada é a hermenêutica profética.

Ney Brasil Pereira
Possui graduação em Teologia pela Pontificia Universidade Gregoriana (1954), mestrado em Ciências Bíblicas – Pontificio Instituto Bíblico (1973) e mestrado em Teologia pela Pontificia Universidade Gregoriana (1956). Atualmente é professor do Instituto Teológico de Santa Catarina, desde 1973; técnico em atividades administrativas da Secretaria do Estado de Segurança Pública e Defesa do Cidadão; regente do Coral Santa Cecília da Catedral metropolitana de Florianópolis; coordenador da Pastoral Carcerária da Arquidiocese de Florianópolis; redator e revisor da revista “Encontros Teológicos”, do ITESC; Diretor e revisor do “Jornal da Arquidiocese” de Florianópolis.

Osvaldo Luiz Ribeiro
Graduou-se em Teologia (Seminário Teológico Batista do Sul do Brasil/STBSB – Faculdade Batista do Rio de Janeiro/FABAT) em 1992, e cursou o Mestrado em Teologia (STBSB/FABAT) em 2002. É professor de Epistemologia, Hermenêutica e Exegese do Antigo Testamento na FABAT. Foi Coordenador do Curso de Pós-Graduação em Teologia do STBSB/FABAT. Pesquisa os textos da Bíblia Hebraica relacionados aos séculos VI e V.

Paulo Augusto de Souza Nogueira
Doutor em Teologia pela Universitat Heidelberg (Ruprecht-Karls)/Alemanha (1991). Graduado em Teologia pela Faculdade de Teologia da Igreja Metodista (1985). Atualmente é professor titular da Universidade Metodista de São Paulo. É professor do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Religião/Universidade Metodista de São Paulo. Concentra suas pesquisas e atuação docente em Bíblia/Novo Testamento, principalmente nos seguintes temas: História do Cristianismo Primitivo, Literatura do Cristianismo Primitivo, Apocalíptica judaica, Apocalíptica Cristã-Primitiva, Movimento de Jesus e História de Israel. É docente dos cursos de Teologia (Graduação Presencial) e Especialização em Bíblia – Tradição Profética.

Paulo Roberto Garcia
Teólogo. Graduado em Teologia pela Faculdade de Teologia da Igreja Metodista (1983). Mestre (1995) e Doutor (2001) em Ciências da Religião. Concentra suas pesquisas e atuação docente em Bíblia/Novo Testamento, principalmente nos seguintes temas: Jesus Histórico, Judaísmo Antigo, Contexto Social do Mundo Mediterrâneo, Antropologia Cultural. É docente dos cursos de Teologia (Graduação Presencial), Teológico Pastoral e Especialização em Bíblia – Tradição Profética.

Paulo Sérgio Lopes Gonçalves
Bacharel em Teologia pela PUC Campinas, mestre em Teologia pela PUC São Paulo e doutor em Teologia pela Pontificia Università Gregoriana de Roma (Itália). Pós-doutor na Universidade de Évora (Portugal).

Paulo Suess
Paulo Suess (1938) – Alemão natural de Colônia, radicado no Brasil há mais de trinta anos, Suess é um pensador sobre o diálogo inter-religioso, com base nas experiências com os povos indígenas. Trabalhou dez anos na Amazônia e, a partir de 1979, exerceu o cargo de secretário geral do Conselho Indigenista Missionário (CIMI), organismo da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) para a questão indígena no Brasil. Em 1987, fundou o Departamento de Pós-Gradução em Missiologia, em São Paulo. Atualmente, é assessor teológico do CIMI e presidente da Associação Internacional de Missiologia (IAMS). Doutorou-se em Teologia Fundamental pela Universidade de Münster (Alemanha) e leciona como professor visitante de universidades da Alemanha e no Mestrado e Doutorado em Teologia da Missão na Faculdade Nossa Senhora da Assunção, em São Paulo.

Pedro Lima Vasconcelos
Nascido em Barra do Piraí (RJ), estudou Filosofia em Petrópolis e Teologia em São Paulo. É Mestre em Ciências da Religião (Bíblia) pela Umesp e Doutor em Ciências Sociais (Antropologia) pela PUC-SP. Nesta última, atua como docente do Departamento de Teologia e Ciências da Religião, além de lecionar na Escola Dominicana de Teologia e trabalhar com assessoria bíblica para grupos populares pelo CEBI (Centro de Estudos Bíblicos).

Ricardo Quadros Gouvêa
Professor de pós-graduação do Seminário Teológico Servos de Cristo, doutor em Estudos Históricos e Teológicos pela Westminster Theological Seminary. Doutor em filosofia pela Universidade de São Paulo. Tem vários artigos e livros publicados.

Ricardo Lengruber Lobosco
Especializado em Teologia e Ministério pelo McCormick Theological Seminary e em Administração Escolar pela UCAM. Mestre (2002) e Doutor (2007) em Teologia Bíblica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. É docente da FFSD, onde leciona Filosofia, e do Centro Universitário Metodista do Rio (Bennett), onde leciona disciplinas de Exegese e Teologia do Antigo Testamento.

Ronaldo Cavalcante
Ronaldo Cavalcante é pastor da Igreja Presbiteriana do Brasil. É doutor em Teologia Dogmática pela Universidade Pontifícia de Salamanca (Espanha) e pós-doutorando em História das Idéias pelo Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo (USP). Atualmente, leciona Teologia e Ciências da Religião na Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Rudolf von Sinner
Possui Licenciatura (1993) e Doutorado em Teologia (2001), ambos pela Universidade de Basiléia, Suíça, da qual também recebeu o Prêmio Amerbach pela tese de destaque, em 2002. Desde 2003 é professor titular da cátedra de Teologia Sistemática, Ecumenismo e Diálogo Inter-Religioso na EST. É líder do Grupo de Pesquisa “Teologia pública em perspectiva latino-americana”. Fez pós-doutorado como membro residente do Center for Theological Inquiry (CTI) em Princeton, New Jersey (EUA) em 2006/07 e conquistou livre-docência na Universidade de Berna, Suíça, em 2009/10. É bolsista de produtividade do CNPq nível 2. Integra a Sociedade de Teologia e Ciência da Religião (SOTER), a Sociedade Evangélica de Teologia (GET, Alemanha) e a Sociedade Teológica da África Meridional (TSSA), entre outras. Seus campos de pesquisa são, atualmente: teologia pública, bioética, hermenêutica ecumênica e inter-religiosa, doutrina da trindade e mobilidade religiosa. Em 2011, é pesquisador no Lichtenberg-Kolleg da Universidade de Göttingen, Alemanha, com um projeto sobre teologia intercultural.

Sandro Gallazzi
Doutor em Ciências da Religião pela Universidade Metodista de São Paulo, trabalha na Comissão Pastoral da Terra na Amazônia, publicou, entre outros “Por uma terra sem mar, sem templo e sem lágrimas”, “A teocracia sadocita”, “Ensaios sobre o pós-exílio” e os comentários aos livros de Ester, Judite e 1º Macabeus, na coleção Cometário Bíblico Latino-americano. Macapá (AP)/Brasil.

Shigeyuki Nakanose
Pertence à Congregação do Verbo Divino, é doutor em Teologia Bíblica. Há vários anos atua no Centro Bíblico Verbo como diretor e assessor. É professor no ITESP – Instituto de Teologia São Paulo – e membro da equipe bíblica da CRB Nacional, colaborando também na assessoria de cursos populares em várias regiões do Brasil e da América Latina.

Tércio Machado Siqueira
Pastor Metodista, Teólogo. Mestre em Antigo Testamento pela Claremont School of Theology/EUA (1979) e Doutor em Ciências da Religião pela Universidade Metodista de São Paulo (1997). Graduado em Teologia pela Faculdade de Teologia da Igreja Metodista (1965). Concentra suas pesquisas e atuação docente em Bíblia/Antigo Testamento, principalmente nos seguintes temas: Povo, Terra, Sefelá, Messianismo, Salmos, Atalia e Fenícia. É docente dos cursos Teologia (Graduação Presencial), Teologia (EAD), Teológico Pastoral, Programa de Integralização de Créditos, Especialização em Bíblia – Tradição Profética.

Tereza Maria Pompéia Cavalcanti
Possui graduação em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1966), graduação em Sciences Religieuses – Université Catholique de Louvain (1971), graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2003), mestrado em Teologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1983) e doutorado em Teologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1991). Atualmente é prestação de serviços do Centro de Estudos Bíblicos e assistente da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Teologia, com ênfase em Teologia Pastoral, atuando principalmente nos seguintes temas: pastoral popular, bíblia, espiritualidade, mulher e comunidades eclesiais de base.

Uwe Wegner
Formou-se em Teologia na Escola Superior de Teologia de São Leopoldo, RS, em 1971. Em 1983 concluiu seu doutorado em Teologia na Faculdade de Teologia da Eberhard-Karls-Universität Tübingen, Tübingen, Alemanha. É professor de Bíblia – área do Novo Testamento. Suas pesquisas concentram-se na área da hermenêutica bíblica (leitura ecológica e sociológica da Bíblia), da metodologia exegética e, mais recentemente, da pneumatologia e carismatismo/pentecostalismo e Bíblia. É membro do CECA (Centro Ecumênico de Capacitação, Evangelização e Assessoria), São Leopoldo, RS e colaborador do CEBI (Centro de Estudos Bíblicos).

Valmor da Silva
Nasceu em Laurentino (SC), em 13 de novembro de 1951. Realizou os estudos de Filosofia e Teologia em Ponta Grossa (PR). Fez mestrado em Teologia e Exegese Bíblica em Roma, na Itália. Concluiu seu doutorado em Ciências da Religião na Universidade Metodista de São Paulo. Atualmente é professor no Mestrado em Ciências da Religião da Universidade Católica de Goiás.

Walter Altmann
Doutor em Teologia Sistemática pela Universidade de Hamburgo e Pós-doutor pela Luther Northwestern Theological Seminary.

Zwinglio Mota Dias
Possui graduação em Teologia pela Faculdade Evangélica de Teologia de Buenos Aires, Argentina(1963) e doutorado em Teologia – Universitat Hamburg, Alemanha (1978). Professor associado da Universidade Federal de Juiz de Fora foi aposentado em 2011 por ter alcançado idade limite para permanência no serviço público. Continua exercendo suas atividades docentes e de pesquisa na condição de professor-convidado do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Religião. Tem experiência na área de Teologia, com ênfase em Missiologia, atuando principalmente nos seguintes temas: teologia, política, ecumenismo, direitos humanos, eclesiologia e pentecostalismo.

David Rubens
Julho/2013
Pindamonhangaba/SP
prdavidrs@hotmail.com
www.biblicoteologico.blogspot.com.br

[1] Atuam como Professores em cursos de pós-graduação. Publicações, livros ou contribuições em periódicos, nas áreas de Ciência da Religião e Teologia.
[2] Cursou Teologia no Seminário Teológico Tabernáculo na cidade de Lajinha/MG (2002-2005), e no IBAD – Pindamonhangaba (2007-2010). Atuou como professor de Teologia Bíblica no Seminário Teológico Tabernáculo (2004-2007), unidade de Lajinnha/MG; Ubaporanga/MG; Taquara/RJ. Estudou Teologia na Faculdade Dehoniana na cidade de Taubaté/SP; Universidade Estadual de Campinas/SP). Licenciado em Filosofia UNITAU, formação continuada em História. Pastor da Igreja Tabernáculo em Pindamonhangaba/SP. Professor de Bíblia em curso livre de teologia para leigos. Professor de Filosofia e Sociologia da Rede Pública de Ensino do Estado de São Paulo. Atuou no Colégio Objetivo de Pindamonhangaba/SP de 2009 a 2012. Autor de livros relacionados à Bíblia. Suas pesquisas estão concentradas nos seguintes temas: Hermenêutica; História de Israel; Jesus Histórico; História da Igreja; Teologia Dialética; Rudolf Bultmann; História da filosofia; existencialismo; Martin Heidegger. Membro da Associação Brasileira de Pesquisa Bíblica – ABIB.


Conhece mais algum? Compartilhe conosco abaixo.


Se torne um(a) cientista da religião!

Curso de Ciências da Religião!  

O profissional formado em Ciências da Religião é chamado de cientista da religião.
Com diversas possibilidades de atuação ministerial e profissional. Confira algumas das principais áreas:.

  • Ensino – Área de Educação
  • Pesquisa acadêmico-científica
  • Administração de igrejas
  • Aconselhamento e Ministração da Palavra
  • Mercado Editorial

.

.: AGREGUE CONHECIMENTO E COMENTE ABAIXO .: