Salmo 1 – Os Dois Modos de Vida

O salmo apresenta em contraste agudo os dois extremos – o modo de vida verdadeiramente honesto e o modo basicamente perverso. O contraste introduz de maneira didática as duas categorias de homens a serem descritos em todo o Saltério. O salmista continua com a antítese, mostrando os destinos presente e futuro de cada grupo. 1-3. O Caminho do Homem Justo. Bem-aventurado o homem. O Saltério começa com uma forte interjeição: Oh! que felicidade  a do homem que segue o plano de Deus. Os verbos, anda, se detém, se assenta, descrevem os passos característicos do perverso que o justo evita: aceitação dos princípios dos ímpios, participação das práticas de pecadores declarados e finalmente a união com aqueles que zombam abertamente.

Observe o paralelo triplo entre os três verbos e suas cláusulas modificadoras. A mudança então se faz da recusa negativa para o deleite positivo. Tal homem medita ou constantemente reflete nos ensinamentos divinos. Como resultado, ele se torna cada vez mais como uma “árvore transplantada”, com as raízes nas realidades eternas. Vitalidade constante lhe é assegurada e o sucesso final é certo porque ele colocou a sua confiança firmemente em Deus. 4-6. O Caminho do Homem Ímpio. Os ímpios não são assim. Agora surge uma mudança abrupta com as palavras não do assim.

O agudo contraste intensifica-se com o uso deste termo frequente para os ímpios, que representa a antítese exata para o outro termo, os justos. Diferindo da árvore firmemente estabelecida, os ímpios são varridos pelo vento. O quadro é de uma eira no alto de uma colina, onde o vento carrega a palita e deixa o grão. Em construção paralela, os dois grupos (ímpios e pecadores) não têm a promessa de participação na companhia vindicada dos justos. Enquanto Deus conhece ou se preocupa com o caminho dos justos, os ímpios simplesmente vão à deriva até a final destruição.

Fonte Consultada:

Salmos (Comentário Bíblico Moody)

Pags: 13-14


Quer se tornar um Professor e Líder da Escola Bíblica altamente Capacitado e Comprometido com o Ensino Bíblico!?

Formação de Professores e Líderes para Escola Bíblica Dominical (EBD)

O Curso tem como objetivos:

Formar professores para a Escola Bíblica Dominical; ofertar formação teológica para os futuros professores;

Junto ao instrucional do curso foram trabalhados textos, livros, vídeos, imagens, músicas e dinâmicas para a dinamização das aulas. Oferecer noções didático-pedagogicas para os cursistas e compreender o processo de ensino/aprendizagem na Educação Cristã.

Para quem é indicado

O curso é destinado para membros, professor de escola bíblica, líderes, obreiros, evangelistas e pastores e a quem deseja obter conhecimentos sobre o funcionamento do serviço da escola bíblica.

O que é Escola Bíblica Dominical (EBD)?

É o método de ensino da Bíblia, semanalmente, visando levar o aluno a:

1- Aceitar Jesus como Único Senhor e Salvador

2- Crescer na fé e no conhecimento bíblico

3- Por em prática os ensinos bíblicos

O QUE A EBD NÃO É:

Um grupo de estudiosos e literatos da Bíblia

Uma forma de passar o tempo, no domingo pela manhã

Uma organização paralela á Igreja, com seus próprios objetivos

Um clube para piqueniques, passeios, esportes, etcs.

.: AGREGUE CONHECIMENTO E COMENTE ABAIXO .: