O salmista, neste segundo dos sete Salmos Penitenciais, fala claramente de sua própria experiência pessoal. Há apenas um sentido secundário no qual a aplicação pode ser corporativa. A verdadeira natureza do pecado é convincentemente percebida enquanto a liberdade feliz do perdão é uma realidade passada e presente. O propósito didático do salmista indica que o poema tem afinidade com os salmos da Sabedoria.
1,2. A Bênção do Perdão. Bem-aventurado. Literalmente, ó quão feliz. O pecador se alegra porque Deus o perdoou completamente. Observe as quatro palavras que falam do pecado: transgressão significa desobediência declarada ou rebeldia; pecado refere-se a errar o alvo; maldade (iniquidade) implica em deformação ou perversidade; engano sugere enganar-se a si próprio, no contexto. Cada um deles é um aspecto de ofensa moral e é tratado pela misericórdia e perdão divinos.
3,4. O Fardo da Culpa. Enquanto calei. Seu silêncio anterior foi na realidade uma recusa de reconhecer seu pecado diante de Deus. Quer a enfermidade estivesse envolvida ou não, o salmista reconhecia que o castigo divino fez-se sentir. Não houve alívio, nem de dia nem de noite, enquanto ele se recusava a confessar o seu pecado diante do Senhor.
5. O Alívio da Confissão. Confessei-te . . . e tu perdoaste. Isto era sem dúvida mais um processo do que um ato instantâneo. Primeiro ele começou a reconhecer, a não esconder, e finalmente disse: “Eu confessarei”. Observe a posição enfática do tu quando o escritor passa a ênfase para o que Deus faz.
6-11. A sabedoria da Experiência. Sendo assim. Por causa da disponibilidade do perdão divino, o salmista exorta os homens a orarem do mesmo modo. Com base em sua própria e profunda experiência, ele se torna um instrutor, um professor, e um guia, usando a linguagem de um sábio. O versículo 8 parece ser uma citação de um dos cânticos de livramento mencionados no versículo 7, de modo que é Deus quem guia e instrui o crente.
Fonte Consultada:
Salmos (Comentário Bíblico Moody)
Pags: 42-43
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