Versículos bíblicos de generosidade

Feliz é o homem que empresta com generosidade e que com honestidade conduz os seus negócios.
(Salmos: 112.5)

Introdução:

A generosidade é uma virtude daquele que reconhece o favor de Deus em sua vida.

Porque, por mais que o homem se esforce, e ele deve se esforçar sempre, sem Deus ele não é nada.

Ou seja, a pessoa generosa reconhece isso e quer de todas as formas ajudar ao seu próximo.

A Palavra de Deus diz que o homem generoso será recompensado.

Feliz é o homem que exerce essa virtude, sem querer nada em troca.

Versículos de generosidade no Antigo Testamento:

O generoso prosperará, quem dá alívio aos outros, alívio receberá. (Provérbios: 11.25)

Ele fortalece ao cansado e dá grande vigor ao que está sem forças. Isaías: 40.29)

Já fui jovem e agora sou velho, mas nunca vi o justo desamparado, nem seus filhos mendigando o pão. (Salmos: 37.25)

Ele é sempre generoso e empresta com boa vontade, seus filhos serão abençoados. (Salmos: 37.26)

Há quem dê generosamente e vê aumentar suas riquezas. Outros retêm o que deveriam dar, e caem na pobreza. (Provérbios: 11.24)

Quem é generoso será abençoado, pois reparte o seu pão com o pobre. (Provérbios: 22.9)

Mas, lembrem-se do Senhor, o seu Deus, pois é ele que dá a vocês a capacidade de produzir riqueza, confirmando a aliança que jurou aos seus antepassados, conforme hoje se vê. (Deuteronômio: 8.18)

Versículos de generosidade nas Cartas de Paulo:

Cada um dê conforme determinou em seu coração, não com pesar ou por obrigação, pois Deus ama quem dá com alegria. (2 Coríntios: 9.7)

Vocês serão enriquecidos de todas as formas, para que possam ser generosos em qualquer ocasião e, por nosso intermédio, a sua generosidade resulte em ação de graças a Deus. (2 Coríntios: 9.11)

Porque, se há prontidão, a contribuição é aceitável de acordo com aquilo que alguém tem, e não de acordo com o que não tem. (2 Coríntios: 8.12)

Aquele que supre a semente ao que semeia e o pão ao que come, também lhes suprirá e aumentará a semente e fará crescer os frutos da sua justiça. (2 Coríntios: 9.10)

Versículos de generosidade nos Evangelhos:

Deem e lhes será dado: uma boa medida, calcada, sacudida e transbordante será dada a vocês. Pois a medida que usarem, também será usada para medir vocês. (Lucas: 6.38)

Dê a todo o que lhe pedir, e se alguém tirar o que pertence a você, não lhe exija que o devolva. (Lucas: 6.30)

Se vocês, apesar de serem maus, sabem dar boas coisas aos seus filhos, quanto mais o Pai que está no céu dará o Espírito Santo a quem o pedir! (Lucas: 11.13)

Vendam o que têm e deem esmolas. Façam para vocês bolsas que não se gastem com o tempo, um tesouro nos céus que não se acabe, onde ladrão algum chega perto e nenhuma traça destrói. (Lucas: 12.33)

E, se alguém der mesmo que seja apenas um copo de água fria a um destes pequeninos, porque ele é meu discípulo, eu asseguro que não perderá a sua recompensa”. (Mateus: 10.42)

Mas Zaqueu levantou-se e disse ao Senhor: “Olha, Senhor! Estou dando a metade dos meus bens aos pobres, e se de alguém extorqui alguma coisa, devolverei quatro vezes mais”. (Lucas: 19.8)

Pois onde estiver o seu tesouro, aí também estará o seu coração. (Mateus: 6.21)

Versículos de generosidade nas Cartas Gerais:

Se algum de vocês tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá livremente, de boa vontade e lhe será concedida. (Tiago: 1.5)

Nisto conhecemos o que é o amor: Jesus Cristo deu a sua vida por nós, e devemos dar a nossa vida por nossos irmãos. (1 João: 3.16)

Se alguém tiver recursos materiais e, vendo seu irmão em necessidade, não se compadecer dele, como pode permanecer nele o amor de Deus? (1 João: 3.17)

Filhinhos, não amemos de palavra nem de boca, mas em ação e em verdade. (1 João: 3.18)

Versículos de generosidade em Atos dos Apóstolos:

Em tudo o que fiz, mostrei-lhes que mediante trabalho árduo devemos ajudar os fracos, lembrando as palavras do próprio Senhor Jesus, que disse: “Há maior felicidade em dar do que em receber’ “. (Atos: 20.35)

 

.: AGREGUE CONHECIMENTO E COMENTE ABAIXO .: