Versículos bíblicos sobre servir

Ninguém pode servir a dois senhores, porque ou há de odiar um e amar o outro ou se dedicará a um e desprezará o outro. Não podeis servir a Deus e a Mamom.
(Mateus: 6.24)

Introdução:

A melhor definição de servir, em minha opinião, seria “prestar serviço em favor de alguém, ou de um órgão ou instituição”.

Já servir a Deus seria dedicar-se completamente a Ele, obedecendo aos seus mandamentos.

Entretanto, gostaríamos de salientar, que servir é uma atitude de amor.

Somente quem ama consegue se colocar na posição de servo.

Aparentemente parece ser fácil, mas não é, porque para isso acontecer, precisamos de nos revestir de toda a humildade, virtude que poucos têm.

Versículos sobre servir no Antigo Testamento:

Então purificarei os lábios dos povos, para que todos eles invoquem o nome do Senhor e o sirvam de comum acordo. (Sofonias: 3.9)

Porém, se vos parece mal aos vossos olhos servir ao Senhor, escolhei hoje a quem sirvais: se aos deuses a quem serviram vossos pais, que estavam dalém do rio, ou aos deuses dos amorreus, em cuja terra habitais, porém eu e a minha casa serviremos ao Senhor. (Josué: 24.15)

Mas guardem fielmente o mandamento e a lei que Moisés, servo do Senhor, lhes deu de amar o Senhor, o seu Deus, andar em todos os seus caminhos, obedecer aos seus mandamentos, apegar-se a ele e servi-lo de todo o coração e de toda a alma. (Josué: 22.5)

Sigam somente o Senhor, o seu Deus, e temam a ele somente. Cumpram os seus mandamentos e obedeçam-lhe; sirvam-no e apeguem-se a ele. (Deuteronômio: 13.4)

Versículos sobre servir nos Evangelhos:

Não será assim entre vocês. Pelo contrário, quem quiser tornar-se importante entre vocês deverá ser servo. (Mateus: 20.26)

E qualquer que, entre vós, quiser ser o primeiro, que seja vosso servo. (Mateus: 20.27)

Bem como o Filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir e para dar a sua vida em resgate de muitos. (Mateus: 20.28)

Estejam prontos para servir, e conservem acesas as suas candeias. (Lucas: 12.35)

Como aqueles que esperam seu senhor voltar de um banquete de casamento, para que, quando ele chegar e bater, possam abrir-lhe a porta imediatamente. (Lucas: 12.36)

Felizes os servos cujo senhor os encontrar vigiando, quando voltar. Eu lhes afirmo que ele se vestirá para servir, fará que se reclinem à mesa, e virá servi-los. (Lucas: 12.37)

Mesmo que ele chegue de noite ou de madrugada, felizes os servos que o senhor encontrar preparados. (Lucas: 12.38)

Se alguém me serve, siga-me; e, onde eu estiver, ali estará também o meu servo. E, se alguém me servir, meu Pai o honrará. (João: 12.26)

O maior entre vocês deverá ser servo. (Mateus: 23.11)

Versículos sobre servir nas Cartas de Paulo:

Acaso busco eu agora a aprovação dos homens ou a de Deus? Ou estou tentando agradar a homens? Se eu ainda estivesse procurando agradar a homens, não seria servo de Cristo. (Gálatas: 1.10)

Não sejais vagarosos no cuidado, sede fervorosos no espírito, servindo ao Senhor. (Romanos: 12.11)

Porque vós, irmãos, fostes chamados à liberdade. Não useis, então, da liberdade para dar ocasião à carne, mas servi-vos uns aos outros pelo amor. (Gálatas: 5.13)

Nunca falte a vocês o zelo, sejam fervorosos no espírito, sirvam ao Senhor. (Romanos: 12.11)

Dediquem-se uns aos outros com amor fraternal. Prefiram dar honra aos outros mais do que a vocês. (Romanos: 12.10)