Salmo 29 – A Voz de Deus na Tempestade

Em poesia imponente, este hino de louvor aponta para a tempestade como sendo mais uma evidência da glória de Deus. Observações de segurança são constantemente entremeadas corri frases descritivas da onipotência de Deus. Raramente um salmista exibe maior poder poético descritivo do que aquele que escreveu este salmo sobre a natureza. Os íntimos paralelos de terminologia com poemas cananitas de 1400-1300 A.C. descobertos em Ugarit na Síria indicam que este salmo é pelo menos tão antigo quanto Davi, mas o salmista reconhece Yahweh somente como o Deus verdadeiro.

1-2. Chamado à Adoração. Adorai o Senhor. Toda a hoste celestial recebe a exortação de tributar ao Senhor glória e força. Esta adoração deve ser feita com ordem santa. Muitos comentaristas crêem que usando o termo benê ‘elim (ó vós poderosos) que poderia ser traduzido como “filhos de Deus”, o autor esteja convocando os anjos. Mas outros crêem que o povo de Israel, como filhos de Deus, é o que se pretende (cons. Dt. 14:1; Sl. 82: 6).

 3-9. A Voz Sétupla. A voz do Senhor. Esta frase foi usada sete vezes para expressar o trovão da tempestade. Não é a ira de Deus, mas seu poder majestoso que dá andamento à tempestade. Ela começa sobre o Mar Mediterrâneo com poder e majestade. Depois move-se sobre as montanhas para o norte da Palestina e sobre o deserto para o sul. A descrição do efeito sobre as árvores, montanhas, deserto e animais é seguido pelo coro de “glória” que parte da adoração do homem.

10-11. Conclusão. O Senhor abençoa. Enquanto Deus se assenta em toda a sua glória (v. 9), Ele garante ao Seu povo as duas coisas que mais ele precisa – força e paz. Já não se contendo, o salmista quer que todos saibam da mudança operada em sua vida – do pranto à dança, do pano de saco à alegria, do silêncio ao louvor.

Fonte Consultada:

Salmos (Comentário Bíblico Moody)

Pags: 39 – 40


Quer se tornar um Professor e Líder da Escola Bíblica altamente Capacitado e Comprometido com o Ensino Bíblico!?

Formação de Professores e Líderes para Escola Bíblica Dominical (EBD)

O Curso tem como objetivos:

Formar professores para a Escola Bíblica Dominical; ofertar formação teológica para os futuros professores;

Junto ao instrucional do curso foram trabalhados textos, livros, vídeos, imagens, músicas e dinâmicas para a dinamização das aulas. Oferecer noções didático-pedagogicas para os cursistas e compreender o processo de ensino/aprendizagem na Educação Cristã.

Para quem é indicado

O curso é destinado para membros, professor de escola bíblica, líderes, obreiros, evangelistas e pastores e a quem deseja obter conhecimentos sobre o funcionamento do serviço da escola bíblica.

O que é Escola Bíblica Dominical (EBD)?

É o método de ensino da Bíblia, semanalmente, visando levar o aluno a:

1- Aceitar Jesus como Único Senhor e Salvador

2- Crescer na fé e no conhecimento bíblico

3- Por em prática os ensinos bíblicos

O QUE A EBD NÃO É:

Um grupo de estudiosos e literatos da Bíblia

Uma forma de passar o tempo, no domingo pela manhã

Uma organização paralela á Igreja, com seus próprios objetivos

Um clube para piqueniques, passeios, esportes, etcs.

.: AGREGUE CONHECIMENTO E COMENTE ABAIXO .: