Estou dizendo isso para o próprio bem de vocês, não para lhes impor restrições, mas para que vocês possam viver de maneira correta, em plena consagração ao Senhor.
(1 Coríntios: 7.35)
Introdução:
Existem alguns termos que são muito utilizados na igreja e um deles é “consagração”.
Consagração significa dedicação de algo ou alguém para Deus.
Sendo assim, todo o cristão deve consagrar a sua vida ao Senhor.
Versículos sobre o tema no Antigo Testamento:
É uma armadilha consagrar algo precipitadamente, e só pensar nas consequências depois que se fez o voto. (Provérbios: 20.25)
Não foi o Senhor que os fez um só? Em corpo e em espírito eles lhe pertencem. E por que um só? Porque ele desejava uma descendência consagrada. Portanto, tenham cuidado: Ninguém seja infiel à mulher da sua mocidade. (Malaquias: 2.15)
Depois de vestir seu irmão Arão e os filhos dele, unja-os e consagre-os, para que me sirvam como sacerdotes. (Êxodo: 28.41)
Ele cometeu todos os pecados que o seu pai tinha cometido, seu coração não era inteiramente consagrado ao Senhor, ao seu Deus, quanto fora o coração de Davi, seu antepassado. (1 Reis: 15.3)
E Neemias acrescentou: “Podem sair e comam e bebam do melhor que tiverem, e repartam com os que nada têm preparado. Este dia é consagrado ao nosso Senhor. Não se entristeçam, porque a alegria do Senhor os fortalecerá”. (Neemias: 8.10)
Consagre ao Senhor tudo o que você faz, e os seus planos serão bem-sucedidos. (Provérbios: 16.3)
Assim vocês se lembrarão de obedecer a todos os meus mandamentos, e para o seu Deus vocês serão um povo consagrado. (Números: 15.40)
Consagrem-se, porém, e sejam santos, porque eu sou o Senhor, o Deus de vocês. (Levítico: 20.7)
Obedeçam aos meus decretos e pratiquem-nos. Eu sou o Senhor que os santifica. (Levítico: 20.8)
Versículos de consagração nos Evangelhos:
“Ninguém pode servir a dois senhores, pois odiará a um e amará o outro, ou se dedicará a um e desprezará o outro. Vocês não podem servir a Deus e ao Dinheiro”. (Mateus: 6.24)
Versículos de consagração nas Cartas de Paulo:
Portanto, irmãos, rogo-lhes pelas misericórdias de Deus que se ofereçam em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus; este é o culto racional de vocês. (Romanos: 12.1)
Se alguém se purificar dessas coisas, será vaso para honra, santificado, útil para o Senhor e preparado para toda boa obra. (2 Timóteo: 2.21)
Portanto, “saiam do meio deles e separem-se”, diz o Senhor. “Não toquem em coisas impuras, e eu os receberei”. (2 Coríntios: 6.17)
Versículos de consagração nas Cartas Gerais:
Por ser encarregado da obra de Deus, é necessário que o bispo seja irrepreensível, não orgulhoso, não briguento, não apegado ao vinho, não violento, nem ávido por lucro desonesto. (Tito: 1.7)
É preciso, porém, que ele seja hospitaleiro, amigo do bem, sensato, justo, consagrado, tenha domínio próprio. (Tito: 1.8)
E apegue-se firmemente à mensagem fiel, da maneira como foi ensinada, para que seja capaz de encorajar outros pela sã doutrina e de refutar os que se opõem a ela. (Tito: 1.9)
Vocês, porém, são geração eleita, sacerdócio real, nação santa, povo exclusivo de Deus, para anunciar as grandezas daquele que os chamou das trevas para a sua maravilhosa luz. (1 Pedro: 2.9)
Não amem o mundo nem o que nele há. Se alguém amar o mundo, o amor do Pai não está nele. (1 João: 2.15)