Portanto, deixemos de julgar uns aos outros. Em vez disso, façamos o propósito de não colocar pedra de tropeço ou obstáculo no caminho do irmão.
(Romanos: 14.13)
Introdução:
A Palavra de Deus diz para não julgar o nosso próximo.
Entretanto, somos rápidos no gatilho em fazer isso.
Julgamos a todo o instante, esquecendo que a Bíblia diz que seremos julgados na mesma medida que julgamos os outros.
Sendo assim, com vistas a provocar uma reflexão sobre esse assunto, decidimos publicar alguns versículos que tratam desse tema.
Versículos sobre julgar no Antigo Testamento:
Não se envolva em falsas acusações nem condene à morte o inocente e o justo, porque não absolverei o culpado. (Êxodo: 23.7)
O Senhor reina para sempre, estabeleceu o seu trono para julgar. (Salmos: 9.7)
Ele mesmo julga o mundo com justiça; governa os povos com retidão. (Salmos: 9.8)
Versículos sobre julgar nos Evangelhos:
Não julguem apenas pela aparência, mas façam julgamentos justos”. (João: 7.24)
“Não julguem, para que vocês não sejam julgados”. (Mateus: 7.1)
Pois da mesma forma que julgarem, vocês serão julgados; e a medida que usarem, também será usada para medir vocês. (Mateus: 7.2)
Não julguem, e vocês não serão julgados. Não condenem, e não serão condenados. Perdoem, e serão perdoados. (Lucas: 6.37)
Vocês julgam por padrões humanos, eu não julgo ninguém. (João: 8.15)
Mesmo que eu julgue, as minhas decisões são verdadeiras, porque não estou sozinho. Eu estou com o Pai, que me enviou. (João: 8.16)
Pois, da mesma forma como o Pai tem vida em si mesmo, ele concedeu ao Filho ter vida em si mesmo. (João: 5.26)
E deu-lhe autoridade para julgar, porque é o Filho do homem. (João: 5.27)
Não julguem apenas pela aparência, mas façam julgamentos justos. (João: 7.24)
Versículos sobre julgar nas Cartas de Paulo:
Portanto, você, que julga, os outros é indesculpável, pois está condenando a si mesmo naquilo em que julga, visto que você, que julga, pratica as mesmas coisas. (Romanos: 2.1)
Todo aquele que pecar sem a lei, sem a lei também perecerá, e todo aquele que pecar sob a lei, pela lei será julgado. (Romanos: 2.12)
Se algum de vocês tem queixa contra outro irmão, como ousa apresentar a causa para ser julgada pelos ímpios, em vez de levá-la aos santos? (1 Coríntios: 6.1)
Vocês não sabem que os santos hão de julgar o mundo? Se vocês hão de julgar o mundo, acaso não são capazes de julgar as causas de menor importância? (1 Coríntios: 6.2)
Vocês não sabem que haveremos de julgar os anjos? Quanto mais as coisas desta vida! (1 Coríntios: 6.3)
Portanto, se vocês têm questões relativas às coisas desta vida, designem para juízes os que são da igreja, mesmo que sejam os menos importantes. (1 Coríntios: 6.4)
Digo isso para envergonhá-los. Acaso não há entre vocês alguém suficientemente sábio para julgar uma causa entre irmãos? (1 Coríntios: 6.5)
Isso acontecerá no dia em que Deus julgar os segredos dos homens, mediante Jesus Cristo, conforme o declara o meu evangelho. (Romanos: 2.16)
Versículos sobre fazer julgamentos nas Cartas Gerais:
Irmãos, não falem mal uns dos outros. Quem fala contra o seu irmão ou julga o seu irmão, fala contra a Lei e a julga. Quando você julga a Lei, não a está cumprindo, mas está se colocando como juiz. (Tiago: 4.11)
Há apenas um Legislador e Juiz, aquele que pode salvar e destruir. Mas quem é você para julgar o seu próximo? (Tiago: 4.12)