Versículos bíblicos sobre sonhos na palavra de Deus

Porque, da muita ocupação vêm os sonhos e a voz do tolo da multidão das palavras.
(Eclesiastes: 5.3)

Introdução:

Deus fala com o seu povo através de sonhos, isto se comprova por diversas passagens constantes na Palavra de Deus.
Porém, isso não quer dizer que todas as vezes que sonhamos, Deus está falando.
Existem aqueles que sonhos que partem do coração do homem, que, por vezes, não estão dentro dos planos de Deus.

Versículos sobre sonhos no Antigo Testamento:

Muitos são os planos no coração do homem, mas o que prevalece é o propósito do Senhor. (Provérbios: 19.21)
Consagre ao Senhor tudo o que você faz, e os seus planos serão bem-sucedidos. (Provérbios: 16.3)
Porque, como na multidão dos sonhos há vaidades, assim também nas muitas palavras, mas tu temes a Deus. (Eclesiastes: 5.7)
Porque os ídolos têm falado vaidade, e os adivinhos têm visto mentira, e contam sonhos falsos, com vaidade consolam, por isso seguem o seu caminho como ovelhas, estão aflitos, porque não há pastor. (Zacarias: 10.2)
E há de ser que, depois derramarei o meu Espírito sobre toda a carne, e vossos filhos e vossas filhas profetizarão, os vossos velhos terão sonhos, os vossos jovens terão visões. (Joel: 2.28)

Mais versículos sobre sonhos no Antigo Testamento:

No primeiro ano de Belsazar, rei de babilônia, teve Daniel um sonho e visões da sua cabeça quando estava na sua cama, escreveu logo o sonho, e relatou a suma das coisas. (Daniel: 7.1)
O profeta que tem um sonho conte o sonho e aquele que tem a minha palavra, fale a minha palavra com verdade. Que tem a palha com o trigo? diz o Senhor. (Jeremias: 23.28)
Eis que eu sou contra os que profetizam sonhos mentirosos, diz o Senhor, e os contam, e fazem errar o meu povo com as suas mentiras e com as suas leviandades; pois eu não os enviei, nem lhes dei ordem; e não trouxeram proveito algum a este povo, diz o Senhor. (Jeremias: 23.32)
E disse: Ouvi agora as minhas palavras, se entre vós houver profeta, eu, o Senhor, em visão a ele me farei conhecer, ou em sonhos falarei com ele. (Números: 12.6)
O faraó disse a José: “Tive um sonho que ninguém consegue interpretar. Mas ouvi falar que você, ao ouvir um sonho, é capaz de interpretá-lo”. (Gênesis: 41.15)
Respondeu-lhe José: “Isso não depende de mim, mas Deus dará ao faraó uma resposta favorável”. (Gênesis: 41.16)
Se aparecer entre vocês um profeta ou alguém que faz predições por meio de sonhos e lhes anunciar um sinal miraculoso ou um prodígio. (Deuteronômio: 13.1)
E se o sinal ou prodígio de que ele falou acontecer, e ele disser: “Vamos seguir outros deuses que vocês não conhecem e vamos adorá-los”. (Deuteronômio: 13.2)

Outros versículos sobre o tema no Antigo Testamento:

Não deem ouvidos às palavras daquele profeta ou sonhador. O Senhor, o seu Deus, está pondo vocês à prova para ver se o amam de todo o coração e de toda a alma. (Deuteronômio: 13.3)
Sigam somente o Senhor, o seu Deus, e temam a ele somente. Cumpram os seus mandamentos e obedeçam-lhe, sirvam-no e apeguem-se a ele. (Deuteronômio: 13.4)
Quando o Senhor trouxe os cativos de volta a Sião, foi como um sonho. (Salmos: 126.1)
A esses quatro jovens Deus deu sabedoria e inteligência para conhecerem todos os aspectos da cultura e da ciência. E Daniel, além disso, sabia interpretar todo tipo de visões e sonhos. (Daniel: 1.17)

Versículos sobre sonhos nos Evangelhos:

Estando Pilatos sentado no tribunal, sua mulher lhe enviou esta mensagem: “Não se envolva com este inocente, porque hoje, em sonho, sofri muito por causa dele”. (Mateus: 27.19)
Mas, depois de ter pensado nisso, apareceu-lhe um anjo do Senhor em sonho e disse: “José, filho de Davi, não tema receber Maria como sua esposa, pois o que nela foi gerado procede do Espírito Santo”. (Mateus: 1.20)
“Ela dará à luz um filho, e você deverá dar-lhe o nome de Jesus, porque ele salvará o seu povo dos seus pecados”. (Mateus: 1.21)
Tendo eles se retirado, eis que o anjo do Senhor apareceu a José num sonho, dizendo: Levanta-te, e toma o menino e sua mãe, e foge para o Egito, e demora-te lá até que eu te diga, porque Herodes há de procurar o menino para o matar. (Mateus: 2.13)

Versículo sobre sonhos em Atos dos Apóstolos:

E nos últimos dias acontecerá, diz Deus, Que do meu Espírito derramarei sobre toda a carne. E os vossos filhos e as vossas filhas profetizarão. Os vossos jovens terão visões e os vossos velhos sonharão sonhos. (Atos: 2.17)