As bodas de Caná da Galiléia

Estudo extraído do texto do Evangelho de João 2:1-11.

Versículos 1-2 – E, ao terceiro dia, fizeram-se umas bodas em Caná da Galiléia; e estava ali a mãe de Jesus.
E foi também convidado Jesus e os seus discípulos para as bodas.

Ao terceiro dia – Jesus anda aproximadamente  90 km desde Betânia até Caná da Galiléia, esse texto relata a “importância do casamento e Jesus estava presente

Bodas – celebração do compromisso, celebração pública, após um ano de casamento só que ainda eles não se conheciam intimamente e cada um morava em sua residência e esse primeiro ano de casamento era conhecido com o termo “desposado” e esse contrato de casamento é chamado de Ketuba – que era o contrato de casamento firmado pelas famílias, “transação familiar“.

Versículos 3-5 – E, faltando vinho, a mãe de Jesus lhe disse: Não têm vinho.
Disse-lhe Jesus: Mulher, que tenho eu contigo? Ainda não é chegada a minha hora.
Sua mãe disse aos serventes: Fazei tudo quanto ele vos disser.

Acabou o vinho – significaria o fracasso, motivo de vergonha “marcaria” o casamento e a vida do casal de uma forma péssima, e essas marcas os acompanhariam para a vida toda, pois como a sociedade olharia para o noivo daquele dia em diante se não pode nem prover os recursos para a celebração de seu compromisso, e nessa época o casamento durava de três dias a uma semana e o vinho era o combustível da festa

Vinho – Tem diversos simbolismos e significados na bíblia como: alegria, remédio, utilizado na adoração na oferta de libação. “ofertas levíticas”.

Versículo 6 – E estavam ali postas seis talhas de pedra, para as purificações dos judeus, e em cada uma cabiam dois ou três metretas.

Seis talhas de purificações – Os judeus não comiam sem lavar as mãos “ritual de purificação”.

Metreta – aproximadamente 22 a 40 Litros – cada talha tinha duas a três metretas – depende do tanto que a talha foi cavada, pois era feito de pedra.

Se trabalharmos com a medida de aproximadamente 30 litros a metreta, cada talha tinha 2 ou 3 metretas x 30 litros, (3×30) então cada talha tinha aproximadamente 90 litros, 90 litros por talha x 6 talhas dava um total 540 litros de água.

Versículos 7-8 – Disse-lhes Jesus: Enchei de água essas talhas. E encheram-nas até em cima.
E disse-lhes: Tirai agora, e levai ao mestre-sala. E levaram.

Levaram ao mestre sala – Responsável pelo bom andamento da cerimônia

Versículo 9 – E, logo que o mestre-sala provou a água feita vinho (não sabendo de onde viera, se bem que o sabiam os serventes que tinham tirado a água), chamou o mestre-sala ao esposo,

Prova o que antes era água e que agora é vinho.

Não sabia de onde viera o vinho, pois era o responsável. – MISTÉRIO

Chama o Noivo – Pois ela por ser o responsável pela cerimônia e foi surpreendido. –NOVIDADE

Versículos 10-11 – E disse-lhe: Todo o homem põe primeiro o vinho bom e, quando já têm bebido bem, então o inferior; mas tu guardaste até agora o bom vinho.
Jesus principiou assim os seus sinais em Caná da Galiléia, e manifestou a sua glória; e os seus discípulos creram nele.

A água foi transformada em vinho no caminho – Se eles não tivessem feito como Jesus disse não teriam participado do milagre, os milagres acontecem na caminhada diária.

Com Jesus sempre temos o melhor

O vinho veio do céu – Na tradição da cerimônia o melhor vinho é sérvido primeiro e depois vem o vinho inferior, mas com Jesus sempre temos o MELHOR.

Aprendemos diversas lições com esse texto, mas três lições falaram muito comigo.

  • Novidade – Jesus trouxe o vinho novo
  • Mistério – Não sabiam de onde o vinho veio ” Esse vinho veio do céu, pois foi feito por Jesus
  • Melhor – O vinho feito por Jesus foi melhor do que o feito por mãos humanas

As tradições humanas muitas vezes nos impedem de viver o melhor de Deus.

É tempo de viver o Sobrenatural de Deus em nós e através de nós, por isso não devemos parar no caminho.

Fonte: Universo da Teologia


Chegou a sua vez de se tornar um expert em Teologia!

Curso Master em Teologia Avançada

O Curso Master em Teologia Avançada da Universalidade da Bíblia prepara professores de formação humanística, técnica e científica compatível com a realidade eclesiástica brasileira e global em seus aspectos religiosos, sociais e culturais.

Com capacidade para, em contínuo desenvolvimento profissional tomar decisões, administrar, liderar e empreender com expressiva competência e atuar interdisciplinarmente no exercício do ministério docente em igrejas, seminários, institutos teológicos, faculdades e outras instituições de ensino religioso.

Objetivo do Curso
O programa do Curso Master em Teologia Avançada da Universalidade da Bíblia visa o desenvolvimento da capacidade de pesquisa e poder criativo no campo teológico, filosófico e social, assim como a formação de docentes, com a capacidade para a compreensão dos grandes temas e problemas teológicos-filosóficos da atualidade, bem como para a análise e reflexão crítica da realidade social local, regional e nacional.

Público Alvo
Líderes, Pastores, Missionários, Diáconos, Professores de Escolas Dominical, Membros de Igrejas, Estudantes e Profissionais de Psicanálise, Psicologia, Antropologia, Direito, História, Filosofia; ou seja, todos os que pretendem liderar, ministrar em convenções e conselhos de pastores, seminários teológicos, institutos teológicos, fazer missões, lecionar, escrever livros, apostilas, revistas da escola dominical, ministrar estudos bíblicos, seminários, conferências, palestras; e se aprofundar expressivamente no conhecimento, Teológico, Linguístico, Filosófico, Bíblico, Ministerial e Exegético.

.: AGREGUE CONHECIMENTO E COMENTE ABAIXO .: